As mudanças socioeconômicas do mundo ocorrem constantemente. Esse fator influencia diretamente no modo de vida da sociedade e causa impactos entre vários aspectos, dentre eles no modelo educacional instaurado. A inserção da tecnologia como meio de interação interpessoal e divertimento resultou na necessidade adaptações das instituições, de diversos âmbitos, segundo esse novo modelo instaurado pela globalização. As informações tornaram-se mais rápidas, as notícias são divulgadas rapidamente e os jovens estão cada vez mais interligados por essas mídias digitais que surgiram após a revolução tecnológica. O interesse de inúmeros estudantes aos computadores, tabletes e celulares foi o ponto inicial para o desenvolvimento de artifícios na internet que ajudassem no estudo e adquirissem a atenção dessas pessoas. As vídeo aulas viraram um sucesso de visualizações na internet e estabeleceu uma nova característica de aprendizado no século XXI, as animações criadas para as crianças e as aulas para alunos do ensino médio passaram a ser cada vez mais produzidas para atender os diversos tipos de consumidores. A importância desse novo dispositivo educacional despertou o interesse de educadores e do próprio Ministério da Educação que, no ano de 2016, elaborou o programa Hora do Enem, para associar esse tipo de ensinamento ao compartilhamento de informações nas salas de aula. O presente trabalho tem por objetivo analisar de forma qualitativa e quantitativa o avanço da utilização da tecnologia na aprendizagem através de uma pesquisa bibliográfica e uma coleta de dados por aplicação de questionário direcionado aos alunos do ensino médio e de cursos preparatórios.