MEU VEGETAL COLORIDO, UMA AÇÃO LÚDICA NUMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICIPIO DE JOÃO PESSOA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21409 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1833 "inscrito_id" => 4754 "titulo" => "MEU VEGETAL COLORIDO, UMA AÇÃO LÚDICA NUMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICIPIO DE JOÃO PESSOA" "resumo" => "O ensino de botânica é sempre um assunto menos querido pelos alunos, pois requer uma teoria com nomes complexos e por muitas vezes abordados com certa monotonia. O presente trabalho que foi desenvolvido no Centro Estadual de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário localizado no município de João Pessoa-PB, teve como objetivo levar a prática junto à teoria no ensino de botânica. Foi utilizado como pressuposto teórico a experimentação. O experimento foi realizado no período de dois dias, onde no primeiro dia foi dada uma breve explicação de como seria realizado, e consequentemente sua montagem. O publico alvo foram duas turmas do 7º ano. A partir da explicação os alunos foram divididos em 5 grupos , onde cada grupo formulou hipóteses, eles deviam dizer o que ia acontecer com aquele experimento, levando em conta seus conhecimentos prévios e os conhecimentos que acabara de adquiri. Os grupos se dividiram e montaram seus experimentos, sempre com o auxilio. Foi necessário um copo descartável de 500 ml, água, anilina, faca e uma folha de acelga. No copo foi adicionada uma quantidade de em média 350 ml de água e varias gotas do corante , onde fosse possível uma concentração forte da cor. Foi usado corante da cor azul e vermelha. Ao misturar a água e a anilina no copo, com o auxilio da estagiária foi colocado a folha de acelga dentro do copo e dado um corte para q fosse retirado a base da folha, o corte tem que ser feito dentro da água para evitar ar nos vasos condutores e assim ter um resultado bom do experimento. No segundo dia, cada equipe separadamente foi no laboratório com a estagiaria para vê o resultado do experimento. Em mãos levaram suas hipóteses para constata se o que foi hipotetizado aconteceu de fato. Como cada grupo levou mais de uma hipótese, eles viram que algumas realmente foram concretizadas e tiveram uma explicação tanto para as hipóteses confirmadas, como para as hipóteses que não tiveram sucesso. Foi percebido um enorme interesse por todos participantes, independente de tema , quando é algo feito valorizando o conhecimento prévio do aluno e sempre referenciando com algo do seu cotidiano , fica mais fácil aprender. A aula se torna mais dinâmica, a interação entre professor-aluno fica mais fácil. Basta o professor seguir com essa prática sempre na sua metodologia, trazer o novo para seu alunado, fazer ele ser agente presente no que esta sendo desenvolvido." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE BOTÂNICA, EXPERIMENTAÇÃO, DINÂMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID4754_15082016153243.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMYRES CAVALCANTE RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "THAMYRES " "autor_email" => "thamyrescavalcante@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21409 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1833 "inscrito_id" => 4754 "titulo" => "MEU VEGETAL COLORIDO, UMA AÇÃO LÚDICA NUMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICIPIO DE JOÃO PESSOA" "resumo" => "O ensino de botânica é sempre um assunto menos querido pelos alunos, pois requer uma teoria com nomes complexos e por muitas vezes abordados com certa monotonia. O presente trabalho que foi desenvolvido no Centro Estadual de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário localizado no município de João Pessoa-PB, teve como objetivo levar a prática junto à teoria no ensino de botânica. Foi utilizado como pressuposto teórico a experimentação. O experimento foi realizado no período de dois dias, onde no primeiro dia foi dada uma breve explicação de como seria realizado, e consequentemente sua montagem. O publico alvo foram duas turmas do 7º ano. A partir da explicação os alunos foram divididos em 5 grupos , onde cada grupo formulou hipóteses, eles deviam dizer o que ia acontecer com aquele experimento, levando em conta seus conhecimentos prévios e os conhecimentos que acabara de adquiri. Os grupos se dividiram e montaram seus experimentos, sempre com o auxilio. Foi necessário um copo descartável de 500 ml, água, anilina, faca e uma folha de acelga. No copo foi adicionada uma quantidade de em média 350 ml de água e varias gotas do corante , onde fosse possível uma concentração forte da cor. Foi usado corante da cor azul e vermelha. Ao misturar a água e a anilina no copo, com o auxilio da estagiária foi colocado a folha de acelga dentro do copo e dado um corte para q fosse retirado a base da folha, o corte tem que ser feito dentro da água para evitar ar nos vasos condutores e assim ter um resultado bom do experimento. No segundo dia, cada equipe separadamente foi no laboratório com a estagiaria para vê o resultado do experimento. Em mãos levaram suas hipóteses para constata se o que foi hipotetizado aconteceu de fato. Como cada grupo levou mais de uma hipótese, eles viram que algumas realmente foram concretizadas e tiveram uma explicação tanto para as hipóteses confirmadas, como para as hipóteses que não tiveram sucesso. Foi percebido um enorme interesse por todos participantes, independente de tema , quando é algo feito valorizando o conhecimento prévio do aluno e sempre referenciando com algo do seu cotidiano , fica mais fácil aprender. A aula se torna mais dinâmica, a interação entre professor-aluno fica mais fácil. Basta o professor seguir com essa prática sempre na sua metodologia, trazer o novo para seu alunado, fazer ele ser agente presente no que esta sendo desenvolvido." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE BOTÂNICA, EXPERIMENTAÇÃO, DINÂMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID4754_15082016153243.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMYRES CAVALCANTE RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "THAMYRES " "autor_email" => "thamyrescavalcante@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }