Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUINDO CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA EM UMA SÉRIE FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL: A SALA DE AULA COMO LABORATÓRIO

Palavra-chaves: ENSINO, ENSINO DE MATEMÁTICA, ALFABETIZAÇÃO ESTATÍSTICA, ESTATÍSTICA Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20555
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1925
    "inscrito_id" => 11007
    "titulo" => "CONSTRUINDO CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA EM UMA SÉRIE FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL: A SALA DE AULA COMO LABORATÓRIO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo fomentar novas possibilidades na apresentação dos conceitos presentes na Estatística Descritiva em turmas de nono ano do ensino fundamental. Na tentativa de fundamentar os conteúdos que envolvem média, moda e mediana, procurou-se efetuar algumas abordagens para que em seguida se pudesse introduzir os conceitos relatados de uma maneira mais dinâmica aproveitando o espaço escolar e seus agentes como laboratório. O ambiente descontraído proporcionou como resultado uma interatividade entre os alunos ainda não vista nas aulas de matemática, questionamentos sobre o tema, melhor compreensão de definições, construção de significados levando a diferentes associações com a vida cotidiana e aumento significativo nas habilidades com cálculos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO, ENSINO DE MATEMÁTICA, ALFABETIZAÇÃO ESTATÍSTICA, ESTATÍSTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID11007_15082016171511.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS DE AMORIM MACHADO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS"
    "autor_email" => "vinicius.math.uff@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20555
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1925
    "inscrito_id" => 11007
    "titulo" => "CONSTRUINDO CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA EM UMA SÉRIE FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL: A SALA DE AULA COMO LABORATÓRIO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo fomentar novas possibilidades na apresentação dos conceitos presentes na Estatística Descritiva em turmas de nono ano do ensino fundamental. Na tentativa de fundamentar os conteúdos que envolvem média, moda e mediana, procurou-se efetuar algumas abordagens para que em seguida se pudesse introduzir os conceitos relatados de uma maneira mais dinâmica aproveitando o espaço escolar e seus agentes como laboratório. O ambiente descontraído proporcionou como resultado uma interatividade entre os alunos ainda não vista nas aulas de matemática, questionamentos sobre o tema, melhor compreensão de definições, construção de significados levando a diferentes associações com a vida cotidiana e aumento significativo nas habilidades com cálculos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO, ENSINO DE MATEMÁTICA, ALFABETIZAÇÃO ESTATÍSTICA, ESTATÍSTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID11007_15082016171511.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS DE AMORIM MACHADO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS"
    "autor_email" => "vinicius.math.uff@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fomentar novas possibilidades na apresentação dos conceitos presentes na Estatística Descritiva em turmas de nono ano do ensino fundamental. Na tentativa de fundamentar os conteúdos que envolvem média, moda e mediana, procurou-se efetuar algumas abordagens para que em seguida se pudesse introduzir os conceitos relatados de uma maneira mais dinâmica aproveitando o espaço escolar e seus agentes como laboratório. O ambiente descontraído proporcionou como resultado uma interatividade entre os alunos ainda não vista nas aulas de matemática, questionamentos sobre o tema, melhor compreensão de definições, construção de significados levando a diferentes associações com a vida cotidiana e aumento significativo nas habilidades com cálculos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.