Este estudo pretende compreender as concepções sobre as relações de gênero na educação infantil a partir do que dizem as professoras de uma creche publica do Recife, assim sendo elementos contidos na trajetória histórica da creche, evidenciada através do predomínio feminino e as reverberações na prática pedagógica. O objetivo central é: investigar, no lócus do estudo, como estes discursos sobre as relações de gênero são reveladas nas atividades educativas. Para o desenvolvimento deste trabalho optamos pela pesquisa qualitativa, através de observações de campo e como metodologia para obter as falas das professoras escolheu –se a influência da teoria dos Círculos de Bakhtin, numa compreensão de que as reflexões verbais podem constituir representações individuais e coletivas, organizadas em três rodas de conversa que a todo tempo aparecem nos espaços de educação. Embasamo-nos em Rizzo (2000) Priore (1991) e Finco (2010) para as definições sobre relações de gênero tomamos a ideia de identidade de Louro (2000). Evidenciando assim, a relevância deste trabalho para contribuir com discussões sobre gênero em espaços coletivos de educação infantil. Os resultados da pesquisa apontam os elementos como controle, determinismos sociais, ações estabelecidas para definir como meninos e meninas se distinguem na escolha de brinquedos e brincadeiras, o corpo e a presença masculina no espaço de predomínio feminino e as relações que configuram este espaço naturalizando ou desconstruindo as concepções analisadas.