PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS ID DO PIBID-BIO/FACEDI ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DA NATUREZA DA CIÊNCIA (NDC) NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21905 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2391 "inscrito_id" => 3826 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS ID DO PIBID-BIO/FACEDI ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DA NATUREZA DA CIÊNCIA (NDC) NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "A Natureza da Ciência (NdC) é uma perspectiva promissora na educação científica, no sentido de alfabetizar cientificamente os estudantes promovendo sua cidadania. Nesse contexto, o professor tem o indispensável papel de potencializar a compreensão da ciência a partir da educação escolar, precisando, para tanto, de formação profissional nessa direção, trilhada a partir de 2016 com as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (PIBID-Bio/FACEDI) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Com essa comunicação, temos o objetivo de verificar a importância atribuída pelos bolsistas de iniciação à docência (ID) do PIBID-Bio/FACEDI à abordagem da NdC na educação científica e em sua formação docente. Desse modo, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, coletando-se dados através de um questionário preenchido por bolsistas ID do grupo. Verificou-se que os bolsistas ID consideram a abordagem da NdC imprescindível para a melhoria das aulas de Ciências e Biologia na educação básica e, por conseguinte, em sua formação profissional para a docência, apontando ainda que esse aspecto é pouco trabalhado no curso superior a que estão ligados. Conclui-se que a NdC traz contribuições significativas a educação para o conhecimento científico, reafirmando que não basta aprender ciência mas também sobre ciência, em todos seus aspectos epistemológicos, visando uma compreensão da construção do conhecimento científico, essencial na alfabetização científica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, FORMAÇÃO DOCENTE, FILOSOFIA DA CIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3826_16082016204216.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON ALVES MOURA" "autor_nome_curto" => "JEFERSON MOURA" "autor_email" => "jefersonmoura224@gmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA FACEDI-UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21905 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2391 "inscrito_id" => 3826 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS ID DO PIBID-BIO/FACEDI ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DA NATUREZA DA CIÊNCIA (NDC) NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "A Natureza da Ciência (NdC) é uma perspectiva promissora na educação científica, no sentido de alfabetizar cientificamente os estudantes promovendo sua cidadania. Nesse contexto, o professor tem o indispensável papel de potencializar a compreensão da ciência a partir da educação escolar, precisando, para tanto, de formação profissional nessa direção, trilhada a partir de 2016 com as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (PIBID-Bio/FACEDI) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Com essa comunicação, temos o objetivo de verificar a importância atribuída pelos bolsistas de iniciação à docência (ID) do PIBID-Bio/FACEDI à abordagem da NdC na educação científica e em sua formação docente. Desse modo, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, coletando-se dados através de um questionário preenchido por bolsistas ID do grupo. Verificou-se que os bolsistas ID consideram a abordagem da NdC imprescindível para a melhoria das aulas de Ciências e Biologia na educação básica e, por conseguinte, em sua formação profissional para a docência, apontando ainda que esse aspecto é pouco trabalhado no curso superior a que estão ligados. Conclui-se que a NdC traz contribuições significativas a educação para o conhecimento científico, reafirmando que não basta aprender ciência mas também sobre ciência, em todos seus aspectos epistemológicos, visando uma compreensão da construção do conhecimento científico, essencial na alfabetização científica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, FORMAÇÃO DOCENTE, FILOSOFIA DA CIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3826_16082016204216.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON ALVES MOURA" "autor_nome_curto" => "JEFERSON MOURA" "autor_email" => "jefersonmoura224@gmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA FACEDI-UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }