SOUZA, José Jacinto Cruz De. Oficina de robótica educacional no ensino médio. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21800>. Acesso em: 05/11/2024 11:01
Este trabalho descreve as atividades desenvolvidas em uma oficina Robótica aplicada ao ensino médio em uma escola da rede pública estadual buscando integrar o avanço tecnológico com as teorias físicas e matemáticas apresentadas na sala de aula, de forma a construir o conhecimento cientifico de maneira atraente, contextualizada e funcional. A partir desta iniciativa, a escola percebeu a necessidade de adaptar um lugar especifico para realização de aulas práticas, devido aos vários materiais adquiridos e os benefícios gerados no processo de ensino e aprendizagem. Na oficina foram construídos experimentos e protótipos explorando os aspectos das estruturas de pontes associado a uma das áreas da engenharia civil, às energias renováveis, sistemas de automação e robótica. As aulas na oficina foram realizadas em três momentos, iniciamos com um breve comentário teórico sobre o tema a ser abordado. Apresentamos um modelo da estrutura física a ser construída bem como o material didático necessário à montagem do experimento, em seguida solicitamos que cada equipe construísse um protótipo abordando os aspectos da Física aplicados à Engenharia. Percebe-se que o uso das atividades experimentais, como estratégia no ensino de física, corresponde a uma das maneiras de se minimizar os problemas existentes no processo ensino-aprendizagem. Após a aplicação do método proposto, os alunos apresentaram um maior interesse e motivação para ingressarem nos cursos de ciências exatas, despertando a criatividade e um melhor entendimento das teorias e aplicações relacionados as ciências exatas tornando uma aprendizagem muito mais significativa.