Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DAS IMPRECISÕES CONCEITUAIS À PRAXIS

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo faz uma reflexão acerca das relações entre alfabetização e práticas pedagógicas. Na abordagem da temática alfabetização, discute os equívocos ocorridos até na própria literatura existente sobre o que se entende por alfabetização e letramento. Suscita a necessidade de defesa das especificidades da alfabetização além de categorizá-la, bem como procura desmistificar os conflitos sobre o letramento. Esclarece uma premissa muito propagada, com fundamentação pouco clara - a possibilidade de existência do letramento com ausência de alfabetização. Aponta para a reflexão de práticas pedagógicas no processo de alfabetização, inserindo o professor alfabetizador nesse contexto, pensando em como os docentes as processam e as inserem em sua práxis. Conclui considerando a intuição como guia prático do professorado, defendendo que é com ela que os docentes definem teoria, método e técnica, enfim, seu fazer pedagógico.

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