O presente artigo propõe uma reflexão sobre a formação continuada de professores alfabetizadores ofertada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), buscando investigar suas contribuições para o desenvolvimento do processo educacional de alfabetização. Diante disso, objetiva-se compreender como a formação continuada oferecida pelo PNAIC contribui na formação e desenvolvimento profissional na prática educacional alfabetizadora. Metodologicamente, utilizou-se como base a pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de produção de dados a entrevista semiestruturada. Para a realização da pesquisa, investigamos duas professoras alfabetizadoras que atuam no 1º ano do ciclo de alfabetização e participam efetivamente do PNAIC. As discussões apontadas suscitam reflexões acerca da necessidade da formação continuada e a prática pedagógica docente na perspectiva do PNAIC e no espaço escolar para obtenção da qualidade de ensino. Durante a análise da pesquisa, compreendemos que o pacto enfatiza uma formação sólida que requer coletividade profissional, reflexão em grupo, troca de conhecimentos, beneficiando todos os que estão envolvidos nesse compartilhar de situações vivenciadas na realidade educativa em que se encontram. Portanto, as professoras destacam a relevância do pacto e consideram que o mesmo contribuiu significativamente para a melhoria das práticas de ensino. Assim, podemos observar que, no PNAIC é imprescindível a formação dos professores que desenvolva uma relação formativa consistente, a qual é possibilitada pelo referente programa e demais campos constitutivos de sua formação. Entendendo, assim, que a docência exige uma formação permanente para ser exercida de modo a atender às transformações do processo educacional e a ampliação da área de atuação dos educadores nos dias atuais.