A presente pesquisa é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso-TCC apresentado para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas- ICSEZ/Parintins. Tendo por objetivo geral: Reconhecer a utilização do lúdico na prática pedagógica de um aluno com Síndrome de Asperger. Por objetivos específicos: observar como a escola trabalha com o aluno; descrever a importância da utilização do lúdico na prática pedagógica e selecionar atividades lúdicas que contribui na interação social, comunicação e comportamento do aluno. Entende-se que o uso do lúdico na prática pedagógica, possibilita uma aprendizagem significativa, pois a partir do brincar desenvolve-se habilidade, o qual auxilia no amadurecimento cognitivo, afetivo, social e linguístico. Neste pensar, a capacitação dos profissionais da educação para estas atividades torna-se importante na construção do conhecimento da criança. Assim, faz-se necessário uma equipe multidisciplinar, para tornar o aprendizado dessa clientela mais eficaz e prazerosa, levando o aluno a ser participante da construção do próprio saber, criando assim, um significado verdadeiro no processo de ensino e aprendizagem do aluno com Síndrome de Asperger no ensino regular.