Investiga-se os temas de educação popular em saúde com o de cultura e saberes tradicionais nas ações desenvolvidas pelo terceiro setor no município de Altaneira, CE, apresentando como recorte temático um modelo de promoção da saúde pautado na Homeopatia. Esta, embora sendo um modelo terapêutico concebido sob os preceitos de uma ciência positiva há mais de 200 anos, desde sua origem ultrapassou as limitações epistemológicas de seu campo, possibilitando uma autonomia deste modelo frente à racionalidade hegemônica dos saberes médicos estabelecidos e até então propagados de forma hierárquica e excludente. Como procedimentos metodológicos buscou-se fazer uma revisão de literatura sobre educação popular em saúde, saberes tradicionais; visitas à cidade de Altaneira-Ce e entrevistas para verificar a inserção da homeopatia nesta cidade. Como primeiros achados da pesquisa, identificou-se que por meio da educação popular freiriana, a Homeopatia Popular começou a ser inserida no municio e circunvizinhanças, suscitando neste estudo um novo olhar sobre as distintas dinâmicas de práticas em saúde tradicionais, alternativas e científicas. Tem-se como resultados uma ampliação do olhar sobre a articulação de categorias como educação, saúde, saberes formais e não formais, cultura e o potencial da articulação desses arcabouços que poderão ser observados a partir das mudanças comportamentais de sua população retratada, no tocante à saúde.