O ENSINO DE ÓPTICA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO: UMA ABORDAGEM DE CONCEITOS DA ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS PLANOS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21564 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 271 "inscrito_id" => 7080 "titulo" => "O ENSINO DE ÓPTICA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO: UMA ABORDAGEM DE CONCEITOS DA ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS PLANOS" "resumo" => "As atividades de demonstração nas aulas de Física, embora preconizadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs – (2007) destinados ao Ensino Médio e bastante defendidas na literatura atual ainda tem sido vistas com receio no ambiente escolar. O intuito do presente trabalho foi investigar a importância do uso de atividades experimentais para a apropriação de conceitos físicos da óptica e sua percepção em situações que ocorrem no dia-a-dia, que tem sido um dos grandes problemas enfrentados no ensino de ciências em geral. Para isso utilizou-se um experimento confeccionado com materiais de baixo custo e aplicou-se uma intervenção em uma turma de 1° ano de ensino médio sobre a associação de espelhos planos. O foco dessa proposta foi observar se as atividades de demonstração se mostrariam eficazes no processo de ensino e aprendizagem em uma turma onde os conceitos de óptica ainda não haviam sido trabalhados. A intervenção didática se deu através da disciplina de Laboratório e Práticas do Ensino de Física IV do curso de Licenciatura em Física do IFPE-Pesqueira e foi aplicada em uma escola da rede pública situada no município de Pesqueira-PE. Como instrumento de avaliação, utilizou-se uma atividade na qual estavam dispostas duas questões sendo uma de cunho teórico e outra com exemplos reais de aplicações dos conceitos em estudo para que houvesse uma maior contextualização deles. Após a análise dos dados, comprovou-se que os alunos tiveram um bom aproveitamento das discussões e demonstrações realizadas durante a intervenção, uma vez que eles foram capazes de compreender os conceitos físicos e a importância desse fenômeno para a vida cotidiana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE ÓPTICA, EXPERIMENTAÇÃO, ESPELHOS PLANOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID7080_07072016230502.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA BIANCA BEZERRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "AMANDA BIANCA" "autor_email" => "amanda.biancabp@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21564 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 271 "inscrito_id" => 7080 "titulo" => "O ENSINO DE ÓPTICA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO: UMA ABORDAGEM DE CONCEITOS DA ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS PLANOS" "resumo" => "As atividades de demonstração nas aulas de Física, embora preconizadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs – (2007) destinados ao Ensino Médio e bastante defendidas na literatura atual ainda tem sido vistas com receio no ambiente escolar. O intuito do presente trabalho foi investigar a importância do uso de atividades experimentais para a apropriação de conceitos físicos da óptica e sua percepção em situações que ocorrem no dia-a-dia, que tem sido um dos grandes problemas enfrentados no ensino de ciências em geral. Para isso utilizou-se um experimento confeccionado com materiais de baixo custo e aplicou-se uma intervenção em uma turma de 1° ano de ensino médio sobre a associação de espelhos planos. O foco dessa proposta foi observar se as atividades de demonstração se mostrariam eficazes no processo de ensino e aprendizagem em uma turma onde os conceitos de óptica ainda não haviam sido trabalhados. A intervenção didática se deu através da disciplina de Laboratório e Práticas do Ensino de Física IV do curso de Licenciatura em Física do IFPE-Pesqueira e foi aplicada em uma escola da rede pública situada no município de Pesqueira-PE. Como instrumento de avaliação, utilizou-se uma atividade na qual estavam dispostas duas questões sendo uma de cunho teórico e outra com exemplos reais de aplicações dos conceitos em estudo para que houvesse uma maior contextualização deles. Após a análise dos dados, comprovou-se que os alunos tiveram um bom aproveitamento das discussões e demonstrações realizadas durante a intervenção, uma vez que eles foram capazes de compreender os conceitos físicos e a importância desse fenômeno para a vida cotidiana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE ÓPTICA, EXPERIMENTAÇÃO, ESPELHOS PLANOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID7080_07072016230502.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA BIANCA BEZERRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "AMANDA BIANCA" "autor_email" => "amanda.biancabp@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }