São várias e as mais diversas as realidades e experiências com as quais o professor se depara em sua prática nas escolas brasileiras e até mesmo nas instituições escolares do mundo inteiro. Entre as dificuldades encontradas nas escolas brasileiras está a falta de interesse do corpo discente nas aulas de Geografia. Essa falta de interesse tem impedido muitos alunos de aprender os conhecimentos proporcionados pela Geografia enquanto disciplina escolar, os quais são fundamentalmente importante para a compreensão do espaço geográfico. Buscando identificar alguns dos motivos que têm contribuído para que os alunos não tenham interesse nas aulas da referida disciplina principalmente no Ensino Fundamental, este trabalho tem como objetivo analisar, na perspectiva dos educandos, as principais causas da falta de interesse nas aulas de Geografia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa, no ano de 2013, em uma escola privada de Ensino Fundamental em Belém, estado do Pará, com um universo de 90 alunos de três turmas a saber, 7º, 8º e 9º anos. Os resultados demonstraram que para a grande maioria dos alunos entrevistados, ou seja, 43%, a maior causa da falta de interesse nas aulas de Geografia são as metodologias utilizadas pelos professores em suas aulas; já para 30% dos discentes o principal motivo da falta de interesse nas aulas é o caráter muito descritivo da Geografia; para 14% dos entrevistados a causa desse desinteresse é a distância entre os conteúdos ministrados e a realidade; e para 10%, a principal causa é falta de interesse dos próprios alunos.