Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O BRINQUEDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS POTENCIALIDADES PARA DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS DE UMA ESCOLA NO CONTEXTO RURAL EM PARINTINS-AM

Palavra-chaves: BRINQUEDO, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESCOLA, CONTEXTO RURAL Comunicação Oral (CO) Educação Infantil
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

As instituições de ensino, constituídos de seus ambientes educativos, nessa abordagem os Centros de Educação Infantil, destacam-se como mediadores da construção de uma educação pautada nos conhecimentos científicos, no que diz respeito ao arcabouço cultural presentes e adquiridos pelas crianças em seus ambientes de origem. Este relato apresenta um olhar qualitativo e perceptivo, partindo da observação da subjetividade e particularidade das crianças do maternal, com idades de 03 anos, a partir de suas atitudes e posicionamentos. O processo de construção da pesquisa científica, foi realizada na Gleba da Vila Amazônia, comunidade localizada em seu posicionamento geográfico a margem direita do rio Amazonas no Município de Parintins - Amazonas. No Centro Educacional Infantil “Claudir Carvalho”. A referida instituição atende crianças com idades entre 03 e 05 anos sendo caracterizada escola de contexto rural de terra firme devido a sua localização e a clientela de alunos sendo estes filhos de pescadores, agricultores pessoas do campo. Objetivando compreender os diálogos construídos em sala de aula entre os sujeitos (crianças e pesquisadores), na aplicação de uma oficina intitulada “Meios de Transportes”, acerca do imaginário desta, partindo da sua concepção sobre o brinquedo, utilizando-se do espaço do maternal, como mediador para as atitudes e reflexões desta. Os registros partiram das observações de campo, no âmbito da disciplina Teoria e Prática da Educação Infantil do Curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins. Nesse aspecto, utilizou-se o tema “Brinquedo”, como elemento de simbolizações e percepções, sendo refletido em seu direcionamento para se compreender e construir conhecimentos científicos juntamente com as crianças, acerca dos meios de transportes presentes em seu cotidiano social. Partindo da possibilidade de relacionamento e a domínio destas sobre conhecimento empírico, transformado em científico. Neste sentido foi de fundamental importância o contato com as crianças ribeirinhas e a riqueza de conhecimento construída no decorrer da pesquisa, compreendemos que o brinquedo algo tão íntimo da criança nesta pesquisa a partir das observações possibilitou essa interação com os pesquisadores (os adultos) e as crianças. Ao revela esse grande potencial de se fazer conhecimento através dos relatos e fotos da oficina e por serem de contexto rural só engrandeceu a experiência de sairmos do centro urbano e vivenciamos este momento único na formação como pedagogo e constatarmos as possibilidades que existem neste espaço para com o ensino aprendizagem das crianças.

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