O aluno surdo, quando inserido na sala de aula comum, encontra-se numa situação peculiar haja vista que o processo de ensino e aprendizagem desse grupo específico ainda se constitui em impasse para uma parcela significativa de professores. Segundo a literatura consultada, as dificuldades em promover mediações pedagógicas qualitativas que favoreçam o desenvolvimento intelectual, social e afetivo do sujeito, assim como o bloqueio comunicativo, estão entre os principais fatores que comprometem o desempenho escolar do aluno surdo. Assim, o presente estudo teve como objetivo primordial analisar a relevância da Libras para o desempenho escolar de uma criança surda usuária recente da língua brasileira de sinais, matriculada na rede regular de ensino. A Metodologia adotada consistiu em estudo de caso, de caráter descritivo, no qual se buscou investigar com profundidade a vida escolar desta criança, antes e depois da mesma fazer uso da Libras como meio de comunicação. Os dados foram coletados através de observações estruturadas de situações comunicativas no espaço escolar, entrevistas com os diversos atores envolvidos na vida escolar da criança e análise documental. Os resultados obtidos demonstraram que a Libras teve um impacto positivo na escolarização da criança surda, corroborando a literatura pertinente, na qual fica evidente que um aluno surdo tem mais possibilidades de obter êxito na sua escolarização se tiver possibilidade de expressar-se e interagir através da sua primeira Língua e que as situações comunicativas em ambientes bilíngues precisam ser ampliadas, respeitando as necessidades específicas do aluno com surdez através de metodologias que favoreçam a sua aprendizagem.