RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DO BRINQUEDO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
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Foi feita uma análise histórica sobre o lúdico, envolvendo os conceitos de brincar, brinquedo e jogos. Analisou-se como diversos pensadores, humanistas, pedagogos, psicólogos e teóricos da Educação enxergam o tema. Fröebel, na organização de seus jardins de infância, propôs uma educação sensorial, centrada em brincadeiras e jogos, em oposição àquela educação verbal, tradicional daquela época. O destaque em seu método é que as crianças podiam manipular livremente os brinquedos e com isso serem agentes da promoção de seu próprio desenvolvimento. Em oposição a esse método, Maria Montessori (1870-1909) considerava a brincadeira como atividade inata infantil, sem fins pedagógicos. As chamadas Casas di Bambini montessorianas, em clara discordância do valor educacional do brincar, educavam as crianças através de atividades dirigidas e preparação para o trabalho. As pesquisas acerca do tema do brincar também foram destaque em diversas pesquisas psicológicas. Pode-se destacar que as teorias psicológicas de desenvolvimento (Piaget, Wallon e Vygotsky) contribuíram fortemente para enfatizar o papel do brincar na Educação Infantil. Embora alguns pais e/ou responsáveis ainda duvidem do processo, entre os educadores parece que já não há mais nenhuma dúvida quanto à sua eficácia. Na interação com a brincadeira, a decisão pedagógica deve ser utilizada para, ao mesmo tempo, construir a consciência da criança, mas também transformá-la. Crianças com diferentes realidades e pontos de vista inatos diferentes podem se confrontar na brincadeira e é importante resolver, no nível simbólico, essa contradição entre a liberdade que o brincar oferece à criança e a submissão dela às regras, que ela mesma estabelece de acordo com seu convívio. 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