Vivemos a era tecnológica, onde novas invenções são criadas todos os dias, e a introdução das mesmas no ambiente escolar é algo a ser pensado, pois não adianta apenas lançar as ferramentas digitais em ambientes escolares, é necessário fazer uso dos mesmos além de instituir inúmeras possiblidades as ferramentas de maneira tal que sejam utilizadas da melhor maneira possível. Os professores por sua vez utilizam-se destas ferramentas digitais e as transformam em instrumentos didáticos criando pontes entre os alunos e as mídias digitais introduzindo cada vez mais os educandos á um ensino inovador com metodologias e práticas diferenciadas, pensado de acordo com as necessidades e a realidade a qual estes indivíduos estão inseridos. É indispensável que o professor perceba a importância de se trabalhar com os recursos midiáticos e outras ferramentas digitais como o portfolio digital, para que haja melhor desempenho e compreensão dos conteúdos abordados em sala e assim haja a interação aluno professor e ambos possam construir conhecimentos utilizando recursos simples, mas que fazem a diferença na aprendizagem. A partir do uso do portfolio digital criamos uma espécie de plataforma online onde os alunos tem acesso a conteúdos estudados em sala com acréscimo de vídeos, filmes, cartas, ilustrações musicas e etc. Onde o aluno tem um espaço de estudo com muito mais material que o livro didático, não retirando a importância do mesmo, para que os educandos encontrem diversas maneiras de construir conhecimento, além de um ambiente diversificado criamos um espaço para duvidas e comentários onde temos quatro professores para tirar a duvida do aluno de modo que o mesmo possa sentir-se importante e crescer no aprendizado. Neste artigo demonstraremos os primeiros resultados do projeto ainda em desenvolvimento intitulado; Mídias digitais e o uso do portfolio como ferramenta didática no ensino básico, o mesmo está sendo aplicado na Escola de Educação Fundamental Jardirene Oliveira de Souza em turmas de geografia do 6° ao 9° ano com o objetivo de avaliar o aprendizado dos alunos a partir de um recurso digital, o portfolio como ferramenta didática. O artigo está dividido em duas partes na primeira trabalharemos as mídias digitais na escola, na segunda parte refletiremos sobre o uso do portfolio como ferramenta didática no ensino básico e a terceira parte avaliaremos a evolução do aprendizado dos alunos da escola citada acima a partir de um recurso digital portfolio como ferramenta didática. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa se deu primeiramente através de um levantamento bibliográfico, entrevistas, pesquisas estatísticas e observações em loco, o método utilizado se deu pela análise do quali – quanti.