MAFALDA: AS QUESTÕES AMBIENTAIS NOS QUADRINHOS DE “QUINO”
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21377 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1327 "inscrito_id" => 9802 "titulo" => "MAFALDA: AS QUESTÕES AMBIENTAIS NOS QUADRINHOS DE “QUINO”" "resumo" => "As tirinhas da Mafalda, no caso deste estudo, são consideradas um veículo importante de informação, descontração, lazer e sensibilização de jovens e adultos. Portanto, no presente estudo, buscou analisar os conteúdos relacionados a temática ambiental nas tirinhas de Quino, e sua importância como ferramenta para o ensino e aprendizagem. Além disso, identificar criticamente a conjuntura entre o meio ambiente e a sociedade e como Quino reflete sobre as questões ambientais através de suas tirinhas cômicas e como elas podem ser utilizadas nas aulas de Geografia para a educação ambiental. A utilização das tirinhas da Mafalda mostram-se incompletas para a educação ambiental, pois não sugerem possibilidades para soluções dos problemas apresentados, neste caso, é imprescindível o professor como mediador e estimulador do uso e auxiliador na reflexão crítica de suas histórias.Percebe-se ao analisar as tirinhas voltadas para a temática ambiental, não conseguem de todo proporcionar ao leitor uma educação ambiental, já que os temas são abordados de maneira catastrofista. A utilização das tirinhas da Mafalda deve ser utilizada como um viés a mais do conteúdo, como uma forma de reflexão, uma ferramenta integradora da concepção didática do professor. E não apenas como uma ferramenta independente, pois ela não detém essa capacidade. Faz-se importante frisar que se sugere aqui que ao trabalhar com as tirinhas, o professor medie novos tempos, situações e espaços para que os alunos consigam compreender novos conceitos e novas atitudes e concepções. As historinhas em quadrinhos podem servir aos professores como recurso a ser utilizado nas escolas oportunizando a reflexão, desde que, o professor esteja preparado para extrair as mensagens contidas, o domínio do conteúdo e que estimule a discussão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "MAFALDA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, QUADRINHOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID9802_14082016185632.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÍTALO DARTAGNAN ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ÍTALO ALMEIDA" "autor_email" => "italodalmeida@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21377 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1327 "inscrito_id" => 9802 "titulo" => "MAFALDA: AS QUESTÕES AMBIENTAIS NOS QUADRINHOS DE “QUINO”" "resumo" => "As tirinhas da Mafalda, no caso deste estudo, são consideradas um veículo importante de informação, descontração, lazer e sensibilização de jovens e adultos. Portanto, no presente estudo, buscou analisar os conteúdos relacionados a temática ambiental nas tirinhas de Quino, e sua importância como ferramenta para o ensino e aprendizagem. Além disso, identificar criticamente a conjuntura entre o meio ambiente e a sociedade e como Quino reflete sobre as questões ambientais através de suas tirinhas cômicas e como elas podem ser utilizadas nas aulas de Geografia para a educação ambiental. A utilização das tirinhas da Mafalda mostram-se incompletas para a educação ambiental, pois não sugerem possibilidades para soluções dos problemas apresentados, neste caso, é imprescindível o professor como mediador e estimulador do uso e auxiliador na reflexão crítica de suas histórias.Percebe-se ao analisar as tirinhas voltadas para a temática ambiental, não conseguem de todo proporcionar ao leitor uma educação ambiental, já que os temas são abordados de maneira catastrofista. A utilização das tirinhas da Mafalda deve ser utilizada como um viés a mais do conteúdo, como uma forma de reflexão, uma ferramenta integradora da concepção didática do professor. E não apenas como uma ferramenta independente, pois ela não detém essa capacidade. Faz-se importante frisar que se sugere aqui que ao trabalhar com as tirinhas, o professor medie novos tempos, situações e espaços para que os alunos consigam compreender novos conceitos e novas atitudes e concepções. As historinhas em quadrinhos podem servir aos professores como recurso a ser utilizado nas escolas oportunizando a reflexão, desde que, o professor esteja preparado para extrair as mensagens contidas, o domínio do conteúdo e que estimule a discussão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "MAFALDA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, QUADRINHOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID9802_14082016185632.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÍTALO DARTAGNAN ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ÍTALO ALMEIDA" "autor_email" => "italodalmeida@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }