O presente trabalho tem como objetivo relatar os resultados de uma investigação, de caráter aplicado, sobre o processo de produção do gênero resumo acadêmico/escolar, a partir de sequências didáticas, que teve o intuito de verificar como se dá o processo de ensino-aprendizagem de produção textual do gênero, por parte dos alunos investigados. Essa proposta parte da percepção de que há a necessidade da adoção de uma abordagem sociointeracionista da língua, visto que somente a partir de um ensino de língua que considere as condições reais de uso, com destaque para a função comunicativa e os aspectos formais de cada gênero, é possível conseguir formar leitores e produtores textuais competentes e que usem a língua de maneira eficaz. A presente pesquisa é de natureza quantitativa e qualitativa, de caráter aplicado e intervencionista. Para a realização da intervenção, tomamos por base a proposta de sequências didáticas para o oral e a escrita, apresentada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), haja vista que, neste procedimento, a escrita ocorre de maneira modular e sistematizada, a partir de uma concepção interacionista de língua e ensino. Além disso, nos baseamos no conceito de gênero discursivo proposto por Bakhtin (2000), o qual afirma que utilizamos, em todos os nossos discursos, determinado gênero. A aplicação do procedimento ocorreu por meio de uma intervenção realizada com alunos do primeiro período de um curso de graduação numa universidade pública paraibana. Participaram do processo 35 alunos. Para a análise dos resultados, o nosso corpus foi constituído por 10 (dez) resumos acadêmico-escolares, em sua primeira e última versão, produzidos pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados obtidos, através das análises, mostraram que houve uma evolução na maioria dos resumos da segunda produção, em relação à primeira. Ou seja, os resumos produzidos na segunda etapa, após a aplicação dos módulos de intervenção, apresentaram melhores resultados, sobretudo no que diz respeito aos aspectos estruturais e de conteúdo do gênero. Observamos também que, durante a etapa dos módulos, os alunos se mostraram mais integrados à escrita do gênero em estudo e, por isso, apresentaram progressos entre a primeira e última produção. A investigação nos levou a concluir que a proposta de ensino-aprendizagem do gênero resumo acadêmico/escolar, a partir de sequências didáticas, é um método bastante eficiente para se trabalhar a competência linguística dos alunos, principalmente no que se refere à produção do referido gênero.