CORRÊA, Albideias De Oliveira et al.. Os professores e a educação dos surdos em codó – ma. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21849>. Acesso em: 05/11/2024 11:30
O presente trabalho foi elaborado como atividade curricular e tem como objetivos abordar a realidade da educação de surdos no município de Codó – MA; explanar as necessidades e problemáticas dos surdos em relação à educação; abordar a visão dos professores da educação básica do município em relação à educação de surdos; explicitar a falta de profissionais em LIBRAS, buscando entender principalmente na visão dos professores da educação municipal quais as necessidades e problemáticas a serem resolvidas para que se possa garantir uma educação de qualidade aos surdos, como também avaliar se a rede municipal de educação dispõem de uma quantidade suficiente de profissionais especializados em LIBRAS para atender a demanda de alunos surdos e reivindicar o aumento desse quadro de profissionais. Para a realização do trabalho foi adotada a seguinte metodologia: Pesquisa bibliográfica especifica sobre o tema, visitas a escolas localizadas em diferentes bairros do município de Codó - MA, onde foram realizadas entrevistas com professores e equipe gestora das escolas e levantamento de dados a respeito da educação de surdos, junto à secretaria municipal de educação (SEMED) do município. Serviram de referencial teórico autores como Carvalho (2004), Quadros (2006), Nascimento e Mascarenhas (2009) entre outros. As entrevistas que foram realizadas com professores e equipe de gestoras das escolas visitadas deixaram evidente que a problemática da educação de surdos em Codó – MA, ainda encontra-se longe de ser resolvida, muito por conta da falta de mecanismos públicos que garantam a efetividade da lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002.