O turismo cada dia vai se transformando e tendo a necessidade de agregar mais importância na reunião de melhores oportunidades, isto se deve a mudanças no perfil dos consumidores. Turistas contemporâneos desejam algo mais do que apenas sair de seus destinos de origem e voltar sem nada absorverem para seu crescimento pessoal, eles possuem curiosidade, e dessa forma não mais querem apenas o superficial. Sem falar que está crescendo nos turistas a percepção crítica com a questão do uso dos atrativos, ou seja, eles desqualificam um destino se esse não oferecer requisitos ambientais conservados. Assim, o geoturismo pode ser a alternativa para preencher esta lacuna, satisfazer turistas ávidos por informações, contribuir para a conservação e popularizar a educação ambiental, pois ele tem a função de desmistificar a geodiversidade e apresenta-la de maneira compreensível. Esta “nova” modalidade traz consigo uma tendência sustentável para o meio físico natural onde acontece, proporcionando meios educativos que favoreçam a conservação ambiental. O objetivo deste trabalho é analisar aspectos conceituais relacionados ao turismo, ao geoturismo e à educação ambiental, compreendendo como a prática do geoturismo pode potencializar a educação ambiental. De caráter téorico-conceitual, este trabalho trata-se de uma revisão ensaística que utilizou como metodologia o levantamento bibliográfico e a análise de conteúdos das temáticas em questão. Com isto, foi possível observar uma associação entre o geoturismo e a educação ambiental, bem como as possibilidades de contribuições da atividade geoturística na propagação da educação ambiental nos indivíduos e a identificação do papel da atividade na prática educativa.