INVESTIGAÇÃO DA SAÚDE VOCAL EM DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE CAXIAS-MA
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A pesquisa relacionada aos problemas relacionados à voz docente ainda é recente na região nordeste, mas já demonstra o aparecimento de alterações significativas, que comprometem as atividades desenvolvidas pelo professor em sala de aula. O presente estudo teve como objetivo investigar a saúde vocal dos docentes da rede pública de ensino de Caxias. Participaram da pesquisa 20 docentes com tempo mínimo dois anos de trabalho em sala de aula. Os participantes responderam a um questionário sobre a percepção da saúde vocal e hábitos inadequados à voz. Os resultados evidenciaram que a maioria dos docentes atribui ao uso intensivo da voz a maior causa de sentirem um desgaste vocal, a pesquisa evidenciou ainda que a maior parte dos docentes nunca recebeu orientações sobre voz dentro ou fora do ambiente de trabalho. Os resultados sugerem que há a necessidade de efetivação de um trabalho voltado para a prevenção do trato vocal como forma de diminuir ou minimizar futuras alterações vocais que comprometem o maior instrumento de trabalho docente: a voz. Foi realizada uma pesquisa de campo com professores do ensino fundamental e médio das escolas públicas Unidade Escolar João Lobo e Unidade Escolar Nossa Senhora dos Remédios. A coleta de dados foi realizada nos turnos matutino e vespertino. Foram investigados 20 professores de ambos os sexos, que concedessem participação na pesquisa e tivessem no mínimo dois anos exercendo o magistério, os dados adquiridos nas entrevistas foram tabulados e analisados em forma de gráficos, onde esses poderão servir futuramente como subsídio para trabalhos futuros sobre o assunto abordado. 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