Os educadores precisam entender que só existirá inclusão de pessoas com necessidades especiais em suas dependências se todos estiverem empenhados em contribuir para a edificação de um trabalho mais humano e acolhedor. Na quebra destes paradigmas é fundamental a todo ser humano o respeito à diferença. Para realização desta pesquisa objetivou-se investigar a aceitação da inclusão escolar de alunos portadores de deficiência com necessidades educacionais especiais no contexto da escola regular por parte dos professores e alunos. De acordo com Freitas (2008 p.56), a inclusão é um processo que não se restringe à relação professor aluno, mas que seja concebido como um princípio de Educação para Todos, e valorização das diferenças [...]. A pesquisa foi embasada ainda nos seguintes autores: Dutra (2006), Januzzi (2006), Godoy (1995), Mantoan (2008), Mazzotta (2005), Baptista (2008). Como forma de enriquecer o presente trabalho, foi realizado um questionamento com educadores do Ensino Fundamental e Médio do município de Araruna, no estado da Paraíba e o resultado foi a descoberta de uma imensa demanda no trabalho com os especiais, mas precisa de uma formação continuada para tais educadores desenvolverem melhor seu trabalho.