A inclusão da pessoa com deficiência na escola tem se tornado cada vez mais comum na atualidade. Várias leis foram aprovadas nos últimos anos, no que se refere aos direitos dessa parte da população. Sendo assim, esse trabalho, que é uma pesquisa bibliográfica, teve como objetivo principal compreender como tem sido discutida a inclusão da pessoa com deficiência nos textos produzidos pela academia. Numa perspectiva de inclusão, os direitos humanos, bem como as leis positivadas, podem colaborar na quebra das diversas barreiras que têm sido impostas às pessoas com deficiência. Entendemos que é extremamente relevante extinguir os obstáculos que limitam direitos, principalmente no ambiente escolar. Sendo assim, detectamos que as barreiras atitudinais acabam por marginalizar a pessoa com deficiência, deteriorando-lhe a identidade de pessoa humana, ao mesmo tempo que lhes restringem as possibilidades de desenvolvimento e de relação social. Ao final do nosso trabalho, constatamos que a inclusão não é apenas uma obrigação do governo, mas um direito que precisa ser efetivado a cada dia. Verificamos também, que o grande problema que tem dificultado a consolidação da inclusão social do indivíduo com deficiência tem sido, principalmente, as barreiras atitudinais impostas pela própria sociedade. Constatamos que, mesmo com decretos e leis, muitos direitos não estão sendo garantidos. Dessa forma, as leis estão postas, mas é necessário que haja muito mais que regulamentação.