O presente estudo se situa no âmbito de uma pesquisa acerca das descrições feitas pelos professores de uma escola pública pernambucana sobre as repercussões no cotidiano escolar motivadas pela implementação das políticas educacionais. Considera as políticas públicas propostas pelo Estado em uma conjuntura de reformas no modelo de gestão com foco nos resultados desenvolvido em Pernambuco na última década. Cumpre ressaltar que esta pesquisa encontra-se em andamento, e o presente artigo contempla o resultado parcial, pois enfoca uma parte da revisão bibliográfica, especialmente no que diz respeito à questão da avaliação externa. Pretende-se ter como produto resultante da pesquisa, um relato histórico resgatando as reminiscências da Escola a partir dos pontos de vista, das experiências e relatos descritos pelos professores e um museu dedicado à preservação das memórias da instituição. A pesquisa tem uma proposta metodológica de cunho qualitativo, sendo utilizado o método estudo de caso, apoiando-se em relatos concedidos por pessoas fonte por meio de entrevistas semi-estruturadas, além de pesquisa documental. Os dados obtidos serão analisados por meio da Análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (2009). Ao investigar os impactos das políticas educacionais no cotidiano da unidade escolar em estudo, possibilita-se a análise histórica da construção da memória institucional, componente fundamental da identidade da escola na ocasião em que comemora quarenta anos de atuação. Ademais, tem-se a oportunidade de contribuir para o debate educacional em Pernambuco, na medida em que é dissecada e exposta a história da educação do Estado na ótica dos professores, ou seja, do interior da escola.