Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GOFFMAN E A INTERAÇÃO FACE A FACE: ANÁLISES DE SALA DE AULA

Palavra-chaves: ETNOGRAFIA, EDUCAÇÃO, INTERAÇÃO FACE A FACE, EXPERIÊNCIA SOCIAL Comunicação Oral (CO) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21160
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1441
    "inscrito_id" => 1801
    "titulo" => "GOFFMAN E A INTERAÇÃO FACE A FACE: ANÁLISES DE SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este trabalho visa compreender as interações existentes no espaço escolar a partir dos conceitos de Erving Goffman, presente no quinto capítulo “O quadro teatral” do livro “Os quadros da Experiência Social: Uma perspectiva de análise”. O objetivo do trabalho se baseia em observar e compreender as diferentes formas de interação dos alunos diante das situações que se apresentam a eles em seu cotidiano escolar. Este trabalho se justifica pela compreensão de que há revezamento de posições e cada participante de uma interação verbal contribui, parcialmente, no projeto de construção de sentido do outro. Os estudos da obra de Goffman juntamente com outros autores trazidos neste trabalho trazem contribuições importantes para compreender essas interações face a face, por apresentar um olhar diferenciado, profundo e inovador, tendo como premissa a importância do contexto na qual cada situação está ocorrendo. Ao fugir do superficial, o autor ajuda nas análises de estudos etnográficos, principalmente no que se refere ao campo da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "ETNOGRAFIA, EDUCAÇÃO, INTERAÇÃO FACE A FACE, EXPERIÊNCIA SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID1801_14082016223040.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHÁLIA MASSON BASTOS"
    "autor_nome_curto" => "NATHÁLIA BASTOS"
    "autor_email" => "nathaliabastos03@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21160
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1441
    "inscrito_id" => 1801
    "titulo" => "GOFFMAN E A INTERAÇÃO FACE A FACE: ANÁLISES DE SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este trabalho visa compreender as interações existentes no espaço escolar a partir dos conceitos de Erving Goffman, presente no quinto capítulo “O quadro teatral” do livro “Os quadros da Experiência Social: Uma perspectiva de análise”. O objetivo do trabalho se baseia em observar e compreender as diferentes formas de interação dos alunos diante das situações que se apresentam a eles em seu cotidiano escolar. Este trabalho se justifica pela compreensão de que há revezamento de posições e cada participante de uma interação verbal contribui, parcialmente, no projeto de construção de sentido do outro. Os estudos da obra de Goffman juntamente com outros autores trazidos neste trabalho trazem contribuições importantes para compreender essas interações face a face, por apresentar um olhar diferenciado, profundo e inovador, tendo como premissa a importância do contexto na qual cada situação está ocorrendo. Ao fugir do superficial, o autor ajuda nas análises de estudos etnográficos, principalmente no que se refere ao campo da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "ETNOGRAFIA, EDUCAÇÃO, INTERAÇÃO FACE A FACE, EXPERIÊNCIA SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID1801_14082016223040.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHÁLIA MASSON BASTOS"
    "autor_nome_curto" => "NATHÁLIA BASTOS"
    "autor_email" => "nathaliabastos03@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho visa compreender as interações existentes no espaço escolar a partir dos conceitos de Erving Goffman, presente no quinto capítulo “O quadro teatral” do livro “Os quadros da Experiência Social: Uma perspectiva de análise”. O objetivo do trabalho se baseia em observar e compreender as diferentes formas de interação dos alunos diante das situações que se apresentam a eles em seu cotidiano escolar. Este trabalho se justifica pela compreensão de que há revezamento de posições e cada participante de uma interação verbal contribui, parcialmente, no projeto de construção de sentido do outro. Os estudos da obra de Goffman juntamente com outros autores trazidos neste trabalho trazem contribuições importantes para compreender essas interações face a face, por apresentar um olhar diferenciado, profundo e inovador, tendo como premissa a importância do contexto na qual cada situação está ocorrendo. Ao fugir do superficial, o autor ajuda nas análises de estudos etnográficos, principalmente no que se refere ao campo da educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.