Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DINAMIZAÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA UTILIZANDO O JOGO DE XADREZ

Palavra-chaves: RACIOCÍNIO LÓGICO, HABILIDADES, ENSINO APRENDIZAGEM Pôster (PO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20689
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2982
    "inscrito_id" => 2106
    "titulo" => "DINAMIZAÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA UTILIZANDO O JOGO DE XADREZ"
    "resumo" => "O xadrez é um jogo que possibilita um desenvolvimento das habilidades cognitivas, como o raciocínio lógico, criatividade, memorização, dentre outras. Além de tornar o aluno um ser mais crítico e pensante, sabendo tomar decisões necessárias no meio escolar. O presente trabalho foi desenvolvido na E.E.E.F.M José Luiz Neto, localizada na cidade de Barra de Santa Rosa-PB, e objetivou preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exige reflexão, tendo em vista que pode ser utilizado na educação como instrumento multidisciplinar, por auxiliar no desenvolvimento de algumas características do pensamento cognitivo, como dedução, capacidades práticas do discente, entre outras. Desta forma buscou-se por meio de aulas teóricas e práticas a respeito do jogo de xadrez, permitir um aperfeiçoamento das competências dos estudantes, nas quais foram observadas após a aplicação dos questionários, como objeto de avaliação dos discentes. Como ponto culminante e finalização do minicurso, ocorreu o primeiro torneio de xadrez entre os alunos participantes do minicurso e estudantes da escola, este se deu para avaliação e verificação e conhecimento dos discentes. Em suma, sobre o ato de se jogar xadrez, pode-se afirmar que o jogo permitiu aos educandos que os mesmos desenvolvessem o raciocínio lógico, contribuindo no ensino aprendizagem dos discentes e no desenvolvimento de atividades transversais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "RACIOCÍNIO LÓGICO, HABILIDADES, ENSINO APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID2106_17082016210711.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIRLENE DOS SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GIRLENE SANTOS"
    "autor_email" => "girlene2991@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20689
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2982
    "inscrito_id" => 2106
    "titulo" => "DINAMIZAÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA UTILIZANDO O JOGO DE XADREZ"
    "resumo" => "O xadrez é um jogo que possibilita um desenvolvimento das habilidades cognitivas, como o raciocínio lógico, criatividade, memorização, dentre outras. Além de tornar o aluno um ser mais crítico e pensante, sabendo tomar decisões necessárias no meio escolar. O presente trabalho foi desenvolvido na E.E.E.F.M José Luiz Neto, localizada na cidade de Barra de Santa Rosa-PB, e objetivou preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exige reflexão, tendo em vista que pode ser utilizado na educação como instrumento multidisciplinar, por auxiliar no desenvolvimento de algumas características do pensamento cognitivo, como dedução, capacidades práticas do discente, entre outras. Desta forma buscou-se por meio de aulas teóricas e práticas a respeito do jogo de xadrez, permitir um aperfeiçoamento das competências dos estudantes, nas quais foram observadas após a aplicação dos questionários, como objeto de avaliação dos discentes. Como ponto culminante e finalização do minicurso, ocorreu o primeiro torneio de xadrez entre os alunos participantes do minicurso e estudantes da escola, este se deu para avaliação e verificação e conhecimento dos discentes. Em suma, sobre o ato de se jogar xadrez, pode-se afirmar que o jogo permitiu aos educandos que os mesmos desenvolvessem o raciocínio lógico, contribuindo no ensino aprendizagem dos discentes e no desenvolvimento de atividades transversais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "RACIOCÍNIO LÓGICO, HABILIDADES, ENSINO APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID2106_17082016210711.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIRLENE DOS SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GIRLENE SANTOS"
    "autor_email" => "girlene2991@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O xadrez é um jogo que possibilita um desenvolvimento das habilidades cognitivas, como o raciocínio lógico, criatividade, memorização, dentre outras. Além de tornar o aluno um ser mais crítico e pensante, sabendo tomar decisões necessárias no meio escolar. O presente trabalho foi desenvolvido na E.E.E.F.M José Luiz Neto, localizada na cidade de Barra de Santa Rosa-PB, e objetivou preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exige reflexão, tendo em vista que pode ser utilizado na educação como instrumento multidisciplinar, por auxiliar no desenvolvimento de algumas características do pensamento cognitivo, como dedução, capacidades práticas do discente, entre outras. Desta forma buscou-se por meio de aulas teóricas e práticas a respeito do jogo de xadrez, permitir um aperfeiçoamento das competências dos estudantes, nas quais foram observadas após a aplicação dos questionários, como objeto de avaliação dos discentes. Como ponto culminante e finalização do minicurso, ocorreu o primeiro torneio de xadrez entre os alunos participantes do minicurso e estudantes da escola, este se deu para avaliação e verificação e conhecimento dos discentes. Em suma, sobre o ato de se jogar xadrez, pode-se afirmar que o jogo permitiu aos educandos que os mesmos desenvolvessem o raciocínio lógico, contribuindo no ensino aprendizagem dos discentes e no desenvolvimento de atividades transversais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.