A sociedade contemporânea caracterizada por constantes mudanças, nas dimensões epistemológicas e nos princípios pedagógicos implicam o redimensionamento no papel formativo destinado aos docentes, especificamente no decorrer dos cursos de formação inicial. Desta forma, é indispensável conhecermos cada vez mais as informações relacionadas a área profissional que atuamos. Nesse sentido, propusemos um estudo objetivando compreender a formação nos cursos de licenciatura em matemática em relação aos aspectos legais. O referencial teórico-metodológico básico foi constituído pelos escritos de Fonseca (2002), Gauthier (1998), Pimenta e Anastaciou (2002), Saviani (2012), dentre outros. A metodologia de pesquisa de cunho qualitativo e descritivo recorrendo às técnicas de coleta de dados documental referentes às DCN e o Projeto Pedagógico do Curso de Matemática. Como resultado a pesquisa apontou que o PPC do curso de licenciatura de matemática da UECE atende ao que é exigido nas DCN. No entanto ficou perceptível, a partir dos documentos pesquisados, a fragilidade na relação entre conteúdos básicos da matemática e suas possíveis metodologias para a escola básica.