Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DO PROFESSOR Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
0 of 0
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21074 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1618 "inscrito_id" => 11075 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS" "resumo" => "A história das escolhas que fazemos está relativamente permeada pelas marcas da própria trajetória que vivenciamos. As muitas histórias com as quais convivemos, os sonhos e projetos, por vezes representam as influências recebidas e/ou heranças de convivências, materializadas em modelos pessoais e profissionais que inspiram escolhas e decisões, sejam no presente ou no futuro. Com isso, o objetivo deste recorte de pesquisa está em apresentar a concepção de professores e alunos sobre a importância da História da Matemática materializada na formação do professor. Foram entrevistados quatro professores e três alunos das Universidades Públicas do Estado da Paraíba. A entrevista foi fundamental para conhecermos as realidades que permeiam a disciplina de História da Matemática e para compreendermos a luz dos nossos objetivos que a disciplina percebe-se, que há um entusiasmo maior relativo ao estudo da história propriamente dita, minimizando a importância da história por seu potencial pedagógico para sua própria formação. As pesquisas estão falando sobre a História da Matemática no discurso geral e pedagógico, na tentativa de compor um quadro teórico para a formação do professor. Para a análise das entrevistas construímos duas categorias, a História da Matemática como contribuição para a formação do professor e a História da Matemática importante para a formação do professor. E percebemos que a História da Matemática aproxima os saberes e os relaciona não apenas com a Matemática, mas com os acontecimentos da sociedade em seu contexto geral.A história das escolhas que fazemos está relativamente permeada pelas marcas da própria trajetória que vivenciamos. As muitas histórias com as quais convivemos," "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID11075_15082016112319.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISANE FAGUNDES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "GISANE" "autor_email" => "gisanerodrigues@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21074 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1618 "inscrito_id" => 11075 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS" "resumo" => "A história das escolhas que fazemos está relativamente permeada pelas marcas da própria trajetória que vivenciamos. As muitas histórias com as quais convivemos, os sonhos e projetos, por vezes representam as influências recebidas e/ou heranças de convivências, materializadas em modelos pessoais e profissionais que inspiram escolhas e decisões, sejam no presente ou no futuro. Com isso, o objetivo deste recorte de pesquisa está em apresentar a concepção de professores e alunos sobre a importância da História da Matemática materializada na formação do professor. Foram entrevistados quatro professores e três alunos das Universidades Públicas do Estado da Paraíba. A entrevista foi fundamental para conhecermos as realidades que permeiam a disciplina de História da Matemática e para compreendermos a luz dos nossos objetivos que a disciplina percebe-se, que há um entusiasmo maior relativo ao estudo da história propriamente dita, minimizando a importância da história por seu potencial pedagógico para sua própria formação. As pesquisas estão falando sobre a História da Matemática no discurso geral e pedagógico, na tentativa de compor um quadro teórico para a formação do professor. Para a análise das entrevistas construímos duas categorias, a História da Matemática como contribuição para a formação do professor e a História da Matemática importante para a formação do professor. E percebemos que a História da Matemática aproxima os saberes e os relaciona não apenas com a Matemática, mas com os acontecimentos da sociedade em seu contexto geral.A história das escolhas que fazemos está relativamente permeada pelas marcas da própria trajetória que vivenciamos. As muitas histórias com as quais convivemos," "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID11075_15082016112319.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISANE FAGUNDES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "GISANE" "autor_email" => "gisanerodrigues@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A história das escolhas que fazemos está relativamente permeada pelas marcas da própria trajetória que vivenciamos. As muitas histórias com as quais convivemos, os sonhos e projetos, por vezes representam as influências recebidas e/ou heranças de convivências, materializadas em modelos pessoais e profissionais que inspiram escolhas e decisões, sejam no presente ou no futuro. Com isso, o objetivo deste recorte de pesquisa está em apresentar a concepção de professores e alunos sobre a importância da História da Matemática materializada na formação do professor. Foram entrevistados quatro professores e três alunos das Universidades Públicas do Estado da Paraíba. A entrevista foi fundamental para conhecermos as realidades que permeiam a disciplina de História da Matemática e para compreendermos a luz dos nossos objetivos que a disciplina percebe-se, que há um entusiasmo maior relativo ao estudo da história propriamente dita, minimizando a importância da história por seu potencial pedagógico para sua própria formação. As pesquisas estão falando sobre a História da Matemática no discurso geral e pedagógico, na tentativa de compor um quadro teórico para a formação do professor. Para a análise das entrevistas construímos duas categorias, a História da Matemática como contribuição para a formação do professor e a História da Matemática importante para a formação do professor. E percebemos que a História da Matemática aproxima os saberes e os relaciona não apenas com a Matemática, mas com os acontecimentos da sociedade em seu contexto geral.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.