FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21074 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1618 "inscrito_id" => 11075 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS" "resumo" => "A história das escolhas que fazemos está relativamente permeada pelas marcas da própria trajetória que vivenciamos. As muitas histórias com as quais convivemos, os sonhos e projetos, por vezes representam as influências recebidas e/ou heranças de convivências, materializadas em modelos pessoais e profissionais que inspiram escolhas e decisões, sejam no presente ou no futuro. Com isso, o objetivo deste recorte de pesquisa está em apresentar a concepção de professores e alunos sobre a importância da História da Matemática materializada na formação do professor. Foram entrevistados quatro professores e três alunos das Universidades Públicas do Estado da Paraíba. A entrevista foi fundamental para conhecermos as realidades que permeiam a disciplina de História da Matemática e para compreendermos a luz dos nossos objetivos que a disciplina percebe-se, que há um entusiasmo maior relativo ao estudo da história propriamente dita, minimizando a importância da história por seu potencial pedagógico para sua própria formação. As pesquisas estão falando sobre a História da Matemática no discurso geral e pedagógico, na tentativa de compor um quadro teórico para a formação do professor. Para a análise das entrevistas construímos duas categorias, a História da Matemática como contribuição para a formação do professor e a História da Matemática importante para a formação do professor. E percebemos que a História da Matemática aproxima os saberes e os relaciona não apenas com a Matemática, mas com os acontecimentos da sociedade em seu contexto geral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID11075_15082016112319.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISANE FAGUNDES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "GISANE" "autor_email" => "gisanerodrigues@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21074 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1618 "inscrito_id" => 11075 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS" "resumo" => "A história das escolhas que fazemos está relativamente permeada pelas marcas da própria trajetória que vivenciamos. As muitas histórias com as quais convivemos, os sonhos e projetos, por vezes representam as influências recebidas e/ou heranças de convivências, materializadas em modelos pessoais e profissionais que inspiram escolhas e decisões, sejam no presente ou no futuro. Com isso, o objetivo deste recorte de pesquisa está em apresentar a concepção de professores e alunos sobre a importância da História da Matemática materializada na formação do professor. Foram entrevistados quatro professores e três alunos das Universidades Públicas do Estado da Paraíba. A entrevista foi fundamental para conhecermos as realidades que permeiam a disciplina de História da Matemática e para compreendermos a luz dos nossos objetivos que a disciplina percebe-se, que há um entusiasmo maior relativo ao estudo da história propriamente dita, minimizando a importância da história por seu potencial pedagógico para sua própria formação. As pesquisas estão falando sobre a História da Matemática no discurso geral e pedagógico, na tentativa de compor um quadro teórico para a formação do professor. Para a análise das entrevistas construímos duas categorias, a História da Matemática como contribuição para a formação do professor e a História da Matemática importante para a formação do professor. E percebemos que a História da Matemática aproxima os saberes e os relaciona não apenas com a Matemática, mas com os acontecimentos da sociedade em seu contexto geral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID11075_15082016112319.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISANE FAGUNDES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "GISANE" "autor_email" => "gisanerodrigues@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }