FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES PARA A PREVENÇÃO DAS DST/AIDS COM ESTUDANTES ADOLESCENTES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAICÓ/RN.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21071 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 693 "inscrito_id" => 6466 "titulo" => "FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES PARA A PREVENÇÃO DAS DST/AIDS COM ESTUDANTES ADOLESCENTES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAICÓ/RN." "resumo" => "Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), adolescentes são indivíduos de ambos os sexos com idades entre 10 e 19 anos. É na adolescência que o indivíduo começa a reconhecer, aceitar e assumir o que é para conquistar seu espaço na sociedade. Então começam a focalizar atenções para as mudanças do corpo, desenvolvendo preocupações não só para sua forma, mas também quanto o seu potencial de atração sexual e de sedução, chegando a usar como modelos atitudes de personagens de programas de TV e de revistas para ser mais atraente, visto que é uma fase típica de experimentações, onde tudo é novidade.Dessa forma, as ações na área da promoção e prevenção dirigidas às DST/AIDS devem ter como paradigma uma abordagem da saúde que dê ênfase à melhoria da qualidade de vida das pessoas e aos direitos de cidadania, participação e controle social, o que ultrapassa a noção de educação como simples transmissão de conhecimentos (Seffner, 2002).Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo a formação de adolescentes multiplicadores para ações de prevenção, visando à redução de casos de contaminação de DST, AIDS e Hepatites Virais na comunidade escolar.A formação foi realizada através de uma metodologia participativa e problematizadora a partir das próprias experiências e conhecimentos dos participantes em relação aos conteúdos abordados,através de discussão e conscientização, buscando facilitar os processos de reflexão, de ensino-aprendizagem e de sensibilização a fim de estabelecer vínculos de afetividade e respeito entre os participantes. Os alunos da equipe formadora do projeto são estudantes adolescentes que se encontram na faixa etária de 14 a 18 anos que frequentam o ensino médio da rede pública da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim.Foram realizados encontros quinzenais com a duração de duas horas. Nos encontros ocorrerão dinâmicas de grupo, aplicação de questionários, bate-papos e palestras sobre temas que povoam o universo dos adolescentes. Há a exibição de filmes, seguida de discussões, para possibilitar que o grupo entre em contato com novas experiências e execução de oficinas. Na sala de acolhimento além do ambiente para nossos encontros, acontecerá a disponibilização dos preservativos, os alunos foram divididos em escalas, para que atenda os três turnos de funcionamento da escola, de acordo com a sensibilização realizada pelos alunos em cada sala de aula da escola.Foram realizados encontros quinzenais com duração de duas a quatro horas. Nesses encontros ocorreram dinâmicas de grupo, aplicação de questionários, bate-papos e palestras sobre temas que povoam o universo dos adolescentes. Ocorreu ainda exibição de filmes, seguida de discussões, para possibilitar que o grupo entre em contato com novas experiências, além da execução de oficinas. Com o decorrer dos encontros percebemos o fortalecimento do vínculo entre o grupo, favorecendo uma melhor expressão dos adolescentes com maior autoconfiança e naturalidade em relação aos temas abordados, mudando de posturas e construindo ideias mais concretas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "SEXUALIDADE, ADOLESCÊNCIA, PREVENÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA11_ID6466_08082016132358.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KARLA DANTAS DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "ANA KARLA" "autor_email" => "karlinhabiologa@yahoo.com" "autor_ies" => "EECCAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21071 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 693 "inscrito_id" => 6466 "titulo" => "FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES PARA A PREVENÇÃO DAS DST/AIDS COM ESTUDANTES ADOLESCENTES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAICÓ/RN." "resumo" => "Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), adolescentes são indivíduos de ambos os sexos com idades entre 10 e 19 anos. É na adolescência que o indivíduo começa a reconhecer, aceitar e assumir o que é para conquistar seu espaço na sociedade. Então começam a focalizar atenções para as mudanças do corpo, desenvolvendo preocupações não só para sua forma, mas também quanto o seu potencial de atração sexual e de sedução, chegando a usar como modelos atitudes de personagens de programas de TV e de revistas para ser mais atraente, visto que é uma fase típica de experimentações, onde tudo é novidade.Dessa forma, as ações na área da promoção e prevenção dirigidas às DST/AIDS devem ter como paradigma uma abordagem da saúde que dê ênfase à melhoria da qualidade de vida das pessoas e aos direitos de cidadania, participação e controle social, o que ultrapassa a noção de educação como simples transmissão de conhecimentos (Seffner, 2002).Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo a formação de adolescentes multiplicadores para ações de prevenção, visando à redução de casos de contaminação de DST, AIDS e Hepatites Virais na comunidade escolar.A formação foi realizada através de uma metodologia participativa e problematizadora a partir das próprias experiências e conhecimentos dos participantes em relação aos conteúdos abordados,através de discussão e conscientização, buscando facilitar os processos de reflexão, de ensino-aprendizagem e de sensibilização a fim de estabelecer vínculos de afetividade e respeito entre os participantes. Os alunos da equipe formadora do projeto são estudantes adolescentes que se encontram na faixa etária de 14 a 18 anos que frequentam o ensino médio da rede pública da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim.Foram realizados encontros quinzenais com a duração de duas horas. Nos encontros ocorrerão dinâmicas de grupo, aplicação de questionários, bate-papos e palestras sobre temas que povoam o universo dos adolescentes. Há a exibição de filmes, seguida de discussões, para possibilitar que o grupo entre em contato com novas experiências e execução de oficinas. Na sala de acolhimento além do ambiente para nossos encontros, acontecerá a disponibilização dos preservativos, os alunos foram divididos em escalas, para que atenda os três turnos de funcionamento da escola, de acordo com a sensibilização realizada pelos alunos em cada sala de aula da escola.Foram realizados encontros quinzenais com duração de duas a quatro horas. Nesses encontros ocorreram dinâmicas de grupo, aplicação de questionários, bate-papos e palestras sobre temas que povoam o universo dos adolescentes. Ocorreu ainda exibição de filmes, seguida de discussões, para possibilitar que o grupo entre em contato com novas experiências, além da execução de oficinas. Com o decorrer dos encontros percebemos o fortalecimento do vínculo entre o grupo, favorecendo uma melhor expressão dos adolescentes com maior autoconfiança e naturalidade em relação aos temas abordados, mudando de posturas e construindo ideias mais concretas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "SEXUALIDADE, ADOLESCÊNCIA, PREVENÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA11_ID6466_08082016132358.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KARLA DANTAS DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "ANA KARLA" "autor_email" => "karlinhabiologa@yahoo.com" "autor_ies" => "EECCAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }