O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental que envolve a temática das políticas voltadas para a Educação Profissional no Brasil. Essa temática é de grande relevância para as pesquisas educacionais brasileiras. Assim, tal artigo tem como objetivo central compreender e refletir sobre as ações e programas de caráter público para a Educação Profissional no início do século XXI. Para tanto, utilizamos como referencial teórico o materialismo histórico-dialético. Salientamos que no decorrer da pesquisa, em função do objeto de estudo, e devido à expressividade em nível nacional, delimitamos alguns programas no âmbito público: Programa Brasil Profissionalizado, Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e Expansão da Rede Federal de Educação Profissional. A partir desse estudo foi possível perceber que os programas e ações, no primeiro decênio do século XXI, expressaram movimentos importantes para uma relativa expansão da oferta pública e nas tentativas de se buscar uma formação profissional mais integrada. Portanto, o artigo encontra-se estruturado, da seguinte forma: inicialmente, tecemos considerações entre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos e a possibilidade de elevação da escolaridade integrada à Educação Profissional; em seguida, discutimos sobre o Brasil Profissionalizado e seu estímulo ao Ensino Médio Integrado à Educação Profissional; após isso refletimos sobre a Rede Federal de Educação Profissional com a criação dos Institutos Federais de Educação, e a expansão da oferta no âmbito público. Finalmente, tecemos algumas considerações finais sobre a temática.