A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: RELATOS DO PROJETO PROLICEN
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19853 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2701 "inscrito_id" => 6180 "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: RELATOS DO PROJETO PROLICEN" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados das ações realizadas no projeto A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: UMA FORMA DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA que teve como objetivo utilizar a História da Matemática como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos, através da execução de oficinas pedagógicas nas escolas da rede pública de ensino do Litoral Norte. O projeto visou contribuir com a formação do licenciando, proporcionando um novo olhar sobre a História da Matemática, a partir do seu estudo e da produção de materiais didáticos, textos e jogos e atividades, para o ensino de conceitos matemáticos, bem como, contribuir com a formação dos alunos do Ensino Médio das escolas parceiras, auxiliando na aprendizagem da Matemática, pois entendemos que a História da Matemática é uma fonte de motivação e principalmente fonte de conhecimento matemático, que possibilita a dúvida, a inquietação, a investigação por parte dos alunos envolvidos. O projeto contou com as seguintes fases: Estudo inicial da História da Matemática como recurso pedagógico, por parte do licenciando, bolsista do projeto; Procura e fortalecimento de parcerias com as escolas da rede pública dos municípios de Rio Tinto e Mamanguape; Escolha dos temas matemáticos que foram trabalhados nas oficinas; Elaboração de materiais e execução das oficinas com os alunos do Ensino Médio das escolas parceiras; avaliação da oficina com alunos e professores das escolas. Como resultados do projeto ressaltamos a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, com relação à História da Matemática (até então era desconhecida para eles) e passaram a enxergar a Matemática com um olhar diferente. Quanto aos bolsistas, com a sucessão das atividades e materiais elaborados adquiriram experiência e aprenderam a superar as limitações no campo da Matemática e do ensino da Matemática" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, OFICINAS PEDAGÓGICAS, PROJETO DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID6180_17082016161719.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACIANA FERREIRA DIAS" "autor_nome_curto" => "GRACIANA DIAS" "autor_email" => "graciana05@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19853 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2701 "inscrito_id" => 6180 "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: RELATOS DO PROJETO PROLICEN" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados das ações realizadas no projeto A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: UMA FORMA DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA que teve como objetivo utilizar a História da Matemática como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos, através da execução de oficinas pedagógicas nas escolas da rede pública de ensino do Litoral Norte. O projeto visou contribuir com a formação do licenciando, proporcionando um novo olhar sobre a História da Matemática, a partir do seu estudo e da produção de materiais didáticos, textos e jogos e atividades, para o ensino de conceitos matemáticos, bem como, contribuir com a formação dos alunos do Ensino Médio das escolas parceiras, auxiliando na aprendizagem da Matemática, pois entendemos que a História da Matemática é uma fonte de motivação e principalmente fonte de conhecimento matemático, que possibilita a dúvida, a inquietação, a investigação por parte dos alunos envolvidos. O projeto contou com as seguintes fases: Estudo inicial da História da Matemática como recurso pedagógico, por parte do licenciando, bolsista do projeto; Procura e fortalecimento de parcerias com as escolas da rede pública dos municípios de Rio Tinto e Mamanguape; Escolha dos temas matemáticos que foram trabalhados nas oficinas; Elaboração de materiais e execução das oficinas com os alunos do Ensino Médio das escolas parceiras; avaliação da oficina com alunos e professores das escolas. Como resultados do projeto ressaltamos a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, com relação à História da Matemática (até então era desconhecida para eles) e passaram a enxergar a Matemática com um olhar diferente. Quanto aos bolsistas, com a sucessão das atividades e materiais elaborados adquiriram experiência e aprenderam a superar as limitações no campo da Matemática e do ensino da Matemática" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, OFICINAS PEDAGÓGICAS, PROJETO DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID6180_17082016161719.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACIANA FERREIRA DIAS" "autor_nome_curto" => "GRACIANA DIAS" "autor_email" => "graciana05@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }