Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESPECIFICIDADE DA FALA DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS DO ALTO OESTE POTIGUAR : TRAÇOS DE (IM) POLIDEZ

Palavra-chaves: COMPORTAMENTOS LINGUÍSTICOS, PRODUÇÃO TEXTUAL, IMPOLIDEZ. Comunicação Oral (CO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
0 of 0
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20964 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 87 "inscrito_id" => 305 "titulo" => "ESPECIFICIDADE DA FALA DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS DO ALTO OESTE POTIGUAR : TRAÇOS DE (IM) POLIDEZ" "resumo" => "O presente artigo pretende apresentar os traços de (im) polidez na produção textual dos estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Na perspectiva da língua enquanto prática social, e compartilhada, ainda que por códigos linguísticos por diferentes grupos sociais. A pesquisa foi realizada com estudantes de Licenciaturas em Geografia e Enfermagem do Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus de Pau dos Ferros – CAMEAM. Os resultados obtidos dão conta que a linguagem verbal é heterogênea, com particularidades contextuais, assim, encontramos diferentes modos de expressões verbais nos textos produzidos por esses estudantes. Traz-se também como resultados evidências, que não é o enunciado que é impolido, mas são os indivíduos que interpretam sendo polidez. Assim, é imprescindível para entender esse processo textual, fazer a análise do contexto social dos sujeitos, sobretudo as condições de produção. Desse modo, percebe-se através dos textos dos universitários, uma interação entre o autor e o leitor, que é presumido, uma vez que um percentual elevado desses textos, do total de quarenta textos, em vinte e nove deles, o autor dirige-se ao leitor presumido – o professor, como se estivesse face a face com este. Logo, a argumentação dos textos estão relacionadas com as expressões, os falares das diversas regiões – municípios -, que compõem o Alto Oeste Potiguar. Esses falares estão bem representados nas produções textuais acerca de temas muito conhecido dos futuros geógrafos e enfermeiros, autores dos textos analisados, dando-nos pistas que a (im) polidez nos textos dos universitários.O presente artigo pretende apresentar os traços de (im) polidez na produção textual dos estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Na perspec" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "COMPORTAMENTOS LINGUÍSTICOS, PRODUÇÃO TEXTUAL, IMPOLIDEZ." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID305_09052016233138.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA GOMES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CIDA" "autor_email" => "cidaufpe@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20964 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 87 "inscrito_id" => 305 "titulo" => "ESPECIFICIDADE DA FALA DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS DO ALTO OESTE POTIGUAR : TRAÇOS DE (IM) POLIDEZ" "resumo" => "O presente artigo pretende apresentar os traços de (im) polidez na produção textual dos estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Na perspectiva da língua enquanto prática social, e compartilhada, ainda que por códigos linguísticos por diferentes grupos sociais. A pesquisa foi realizada com estudantes de Licenciaturas em Geografia e Enfermagem do Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus de Pau dos Ferros – CAMEAM. Os resultados obtidos dão conta que a linguagem verbal é heterogênea, com particularidades contextuais, assim, encontramos diferentes modos de expressões verbais nos textos produzidos por esses estudantes. Traz-se também como resultados evidências, que não é o enunciado que é impolido, mas são os indivíduos que interpretam sendo polidez. Assim, é imprescindível para entender esse processo textual, fazer a análise do contexto social dos sujeitos, sobretudo as condições de produção. Desse modo, percebe-se através dos textos dos universitários, uma interação entre o autor e o leitor, que é presumido, uma vez que um percentual elevado desses textos, do total de quarenta textos, em vinte e nove deles, o autor dirige-se ao leitor presumido – o professor, como se estivesse face a face com este. Logo, a argumentação dos textos estão relacionadas com as expressões, os falares das diversas regiões – municípios -, que compõem o Alto Oeste Potiguar. Esses falares estão bem representados nas produções textuais acerca de temas muito conhecido dos futuros geógrafos e enfermeiros, autores dos textos analisados, dando-nos pistas que a (im) polidez nos textos dos universitários.O presente artigo pretende apresentar os traços de (im) polidez na produção textual dos estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Na perspec" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "COMPORTAMENTOS LINGUÍSTICOS, PRODUÇÃO TEXTUAL, IMPOLIDEZ." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID305_09052016233138.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA GOMES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CIDA" "autor_email" => "cidaufpe@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo pretende apresentar os traços de (im) polidez na produção textual dos estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Na perspectiva da língua enquanto prática social, e compartilhada, ainda que por códigos linguísticos por diferentes grupos sociais. A pesquisa foi realizada com estudantes de Licenciaturas em Geografia e Enfermagem do Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus de Pau dos Ferros – CAMEAM. Os resultados obtidos dão conta que a linguagem verbal é heterogênea, com particularidades contextuais, assim, encontramos diferentes modos de expressões verbais nos textos produzidos por esses estudantes. Traz-se também como resultados evidências, que não é o enunciado que é impolido, mas são os indivíduos que interpretam sendo polidez. Assim, é imprescindível para entender esse processo textual, fazer a análise do contexto social dos sujeitos, sobretudo as condições de produção. Desse modo, percebe-se através dos textos dos universitários, uma interação entre o autor e o leitor, que é presumido, uma vez que um percentual elevado desses textos, do total de quarenta textos, em vinte e nove deles, o autor dirige-se ao leitor presumido – o professor, como se estivesse face a face com este. Logo, a argumentação dos textos estão relacionadas com as expressões, os falares das diversas regiões – municípios -, que compõem o Alto Oeste Potiguar. Esses falares estão bem representados nas produções textuais acerca de temas muito conhecido dos futuros geógrafos e enfermeiros, autores dos textos analisados, dando-nos pistas que a (im) polidez nos textos dos universitários.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.