O desenvolvimento industrial ocorrido nos países marginalizados do sistema capitalista tem levado de forma vertiginosa à degradação do meio ambiente. A crise ambiental vem se alastrando mundialmente, por um lado, exigindo dos governos políticas públicas voltadas para o meio ambiente (especificamente para a Educação Ambiental) e, por outro lado, requerendo ações da sociedade civil que garantam a continuidade da vida no planeta. Nesse sentido, no Brasil, foram estruturadas políticas como o Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA) e a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Assim, a pesquisa de onde resulta o trabalho ao evento teve como objetivo analisar como as ações das políticas de educação ambiental vêm sendo trabalhadas no município de Itapororoca-PB. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, sendo realizadas entrevistas semi-estruturadas com gestores escolares e com o gestor municipal da educação (Secretário de Educação); as entrevistas foram tratadas conforme a técnica de análise de conteúdo, numa perspectiva temático-categorial. Dentre os resultados alcançados, podem ser destacados: 1) o desconhecimento das políticas de Educação Ambiental no município; 2) a não existência de formação continuada dos docentes em Educação Ambiental; 3) a limitação das abordagens da Educação Ambiental a disciplinas específicas, como a geografia; 4) inexistência de articulação entre ações de educação ambiental e saúde. Conclusivamente, assinala-se, por exemplo, a ausência da adoção das políticas de educação ambiental no município de Itapororoca, chamando-se a atenção para a necessidade de as mesmas serem tidas em consideração, sobretudo levando-se em conta as demandas ambientais do município.