Uma das formas de se promover saúde e incentivar práticas de vida saudáveis é a educação em saúde, onde se oportuniza o compartilhamento de saberes dos mais variados possíveis na busca de soluções das mais diversas problemáticas. As parasitoses intestinais apresentam ampla distribuição mundial e estão associadas principalmente aos problemas socioeconômicos, péssimas condições de saneamento básico, trazendo danos às populações mais pobres. O estudo teve como objetivo realizar intervenções pedagógicas como forma de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com ênfase na doença Ancilostomíase, com a utilização de diferentes metodologias. Utilizou-se como pressupostos teórico-metodológicos, os fundamentos da Pesquisa Qualitativa e Quantitativa, através do Método Etnográfico com elementos da Etnografia Escolar e Observação Participante. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de questionários pré e pós-testes. A pesquisa foi realizada com alunos (n=131) dos 6º anos do ensino fundamental II do Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, localizado na cidade de João Pessoa (PB). Em seguida foi realizada a intervenção pedagógica com aulas expositivas dialogadas, produção textual e jogo lúdico. Através da utilização desses recursos observou-se o interesse, participação e o envolvimento dos alunos nas atividades realizadas no ambiente escolar. Por meio do questionário pré-teste e pós-teste aplicados percebeu-se resultados satisfatórios e assim foi possível concluir que a educação em saúde associada com diferentes estratégias didáticas, é uma excelente alternativa que traz benefícios ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, promovendo a sensibilização e reforçando as medidas de profilaxia.