O objetivo deste trabalho consiste em fazer algumas reflexões acerca da trajetória dos Direitos Humanos e de modo particular, os aspectos voltados para a educação, pelo qual fizemos uso de uma pesquisa de cunho bibliográfico acerca do tema, a fim de se adquirir conhecimento mais aprofundado em meio aos estudos que versam sobre a questão dos Direitos Humanos em educação. Desta maneira, contextualizamos como a questão dos Direitos Humanos surgiu no cenário internacional e como o Brasil pode ser incluído neste assunto. Buscamos refletir como a noção de educação em Direitos Humanos foi trabalhada por diferentes autores e como eles sugerem uma reconceitualização do termo em questão. A discussão é pautada no diálogo entre documentos oficiais e nos estudos mais recentes acerca dos Direitos Humanos. É nessa lógica entre igualdade e diferença, superar as desigualdades e, ao mesmo tempo, valorizar a diversidade, promover o reconhecimento e redistribuição que hoje está ancorada a problemática dos Direitos Humanos. Consideramos que este desafio ultrapassa as questões vinculadas ao direito a educação e a educação em Direitos Humanos hoje, assim como as suas inter-relações. Desta maneira, consideramos que a educação vai além da soma de conteúdo ou o uso de bons equipamentos, importantes para auxiliar no processo educativo, é sobretudo, a construção de espaços e tempos que possibilitem a interação, o reconhecimento e a humanização. Portanto, a educação que não humaniza, que não se abre a relação com os Direitos Humanos é tudo, menos educação.