EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE FRAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOS EDUCADORES DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20800 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3614 "inscrito_id" => 3107 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE FRAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOS EDUCADORES DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE" "resumo" => "Esta pesquisa tem por objetivo geral investigar como os educadores do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo concebem o conteúdo de fração. Para isso foi realizada a aplicação de um questionário com questões abertas realizada com quatro educadores, os dados foram organizados e interpretados pela análise de conteúdo de Bardin. A metodologia vislumbrou uma abordagem qualitativa, fundamentando-se teoricamente em autores de Matemática e da educação do campo. A pesquisa mostrou que os educadores investigados sinalizam considerar aspectos do cotidiano dos educandos na elaboração de suas aulas na educação campesina, demonstrando conceberem a matemática de forma contextualizada. Constatamos que eles reafirmam a ideia de um ensino e aprendizagem voltados para uma visão construtivista, não explicitando exemplos concretos das atividades de que se utilizam para o alcance desta finalidade. Os resultados obtidos apontam a possibilidade de um novo estudo a ser feito com os educandos, de modo a tentar identificar se o processo de ensino e aprendizagem se dá conforme as respostas que os educadores expuseram em nossa pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, FRAÇÕES, ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID3107_19082016220042.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MAWISON CÂNDIDO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MAWISON" "autor_email" => "professional_matt@hotmail" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20800 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3614 "inscrito_id" => 3107 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE FRAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOS EDUCADORES DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE" "resumo" => "Esta pesquisa tem por objetivo geral investigar como os educadores do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo concebem o conteúdo de fração. Para isso foi realizada a aplicação de um questionário com questões abertas realizada com quatro educadores, os dados foram organizados e interpretados pela análise de conteúdo de Bardin. A metodologia vislumbrou uma abordagem qualitativa, fundamentando-se teoricamente em autores de Matemática e da educação do campo. A pesquisa mostrou que os educadores investigados sinalizam considerar aspectos do cotidiano dos educandos na elaboração de suas aulas na educação campesina, demonstrando conceberem a matemática de forma contextualizada. Constatamos que eles reafirmam a ideia de um ensino e aprendizagem voltados para uma visão construtivista, não explicitando exemplos concretos das atividades de que se utilizam para o alcance desta finalidade. Os resultados obtidos apontam a possibilidade de um novo estudo a ser feito com os educandos, de modo a tentar identificar se o processo de ensino e aprendizagem se dá conforme as respostas que os educadores expuseram em nossa pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, FRAÇÕES, ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID3107_19082016220042.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MAWISON CÂNDIDO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MAWISON" "autor_email" => "professional_matt@hotmail" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }