A GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR E OS PARECERES DOS DIRETORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE RIO TINTO – PARAÍBA: SEU COTIDIANO EM DISCUSSÃO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19846 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 947 "inscrito_id" => 1975 "titulo" => "A GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR E OS PARECERES DOS DIRETORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE RIO TINTO – PARAÍBA: SEU COTIDIANO EM DISCUSSÃO" "resumo" => "Este projeto de pesquisa está vinculado ao Departamento de Educação do Campus IV do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba que tem como objetivo atrelar as discussões com o¬ Projeto de Pesquisa PROLICEN e a melhoria da qualidade do curso de Licenciatura em Pedagogia. Nessa perspectiva, o foco central desse projeto são as reflexões decorrentes do papel do diretor escolar. Assim justifica-se as recentes discussões sobre os modelos de gestão escolar e as demandas sobre essas atribuições. Desta forma é preciso compreendê-las no contexto da escola atual¬-— escolas municipais e estaduais, localizadas no município de Rio Tinto, estado da Paraíba —, no sentido de mapear e refletir sobre o papel desempenhado pelo diretor escolar. Este projeto tem a finalidade de uma efetiva articulação com o curso de Pedagogia e os espaços educativos, favorecendo a integração e a parceria com as escolas da rede pública de ensino. Temos a consciência que não podemos criar verdades absolutas prontas e acabadas, porém esperamos criar com este projeto possibilidades de reflexão, debates, pesquisa e intervenção no contexto escolar para amenizar problemas que por ventura sejam apresentados. Portanto, o projeto favorece a formação do licenciado em Pedagogia, sua articulação com futuros espaços de trabalho, uma vez que sua certificação o faz apto a gerenciar escolas, bem como priorizar a melhoria da qualidade na Educação Básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, ESCOLAS PÚBLICAS, DIREÇÃO ESCOLAR, COTIDIANO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA3_ID1975_12082016122515.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANIELI ARAÚJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JANIELI ARAÚJO" "autor_email" => "janieliarajo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19846 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 947 "inscrito_id" => 1975 "titulo" => "A GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR E OS PARECERES DOS DIRETORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE RIO TINTO – PARAÍBA: SEU COTIDIANO EM DISCUSSÃO" "resumo" => "Este projeto de pesquisa está vinculado ao Departamento de Educação do Campus IV do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba que tem como objetivo atrelar as discussões com o¬ Projeto de Pesquisa PROLICEN e a melhoria da qualidade do curso de Licenciatura em Pedagogia. Nessa perspectiva, o foco central desse projeto são as reflexões decorrentes do papel do diretor escolar. Assim justifica-se as recentes discussões sobre os modelos de gestão escolar e as demandas sobre essas atribuições. Desta forma é preciso compreendê-las no contexto da escola atual¬-— escolas municipais e estaduais, localizadas no município de Rio Tinto, estado da Paraíba —, no sentido de mapear e refletir sobre o papel desempenhado pelo diretor escolar. Este projeto tem a finalidade de uma efetiva articulação com o curso de Pedagogia e os espaços educativos, favorecendo a integração e a parceria com as escolas da rede pública de ensino. Temos a consciência que não podemos criar verdades absolutas prontas e acabadas, porém esperamos criar com este projeto possibilidades de reflexão, debates, pesquisa e intervenção no contexto escolar para amenizar problemas que por ventura sejam apresentados. Portanto, o projeto favorece a formação do licenciado em Pedagogia, sua articulação com futuros espaços de trabalho, uma vez que sua certificação o faz apto a gerenciar escolas, bem como priorizar a melhoria da qualidade na Educação Básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, ESCOLAS PÚBLICAS, DIREÇÃO ESCOLAR, COTIDIANO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA3_ID1975_12082016122515.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANIELI ARAÚJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JANIELI ARAÚJO" "autor_email" => "janieliarajo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }