O presente artigo, é resultado de uma pesquisa bibliográfica, realizada no contexto de uma investigação que pretende compreender as contribuições epistemológicas para a Educação Ambiental, tendo como objetivo apresentar subsídios a respeito das aspirações e dificuldades que envolvem e dificultam a atuação docente. Relacionamos pensamentos e concepções sobre bases que fundamentam direta e indiretamente a prática do ensino e suas relações com autores como: Paulo Freire, Bernard Charlot e Maurice Tardif, em seguida, escrevemos sobre as possíveis analogias entre suas teorias e à inserção de novos olhares a partir desses teóricos. Não se pretende, portanto, fazer uma análise profunda do tema que aborda-se, sua contribuição é oferecer uma ferramenta introdutória aos que desejam aprofundar-se à temática ambiental. Apresenta-se uma análise do tema epistemologia e educação situando historicamente alguns conceitos e relacionando com os paradigmas epistemológicos e as práticas em Educação Ambiental. Concluindo com a reafirmação da necessidade de novos estudos que aprofundem o campo da epistemologia para uma proposta educacional fundamentada em concepções ambientais.