O trabalho analisa a presença da educação ambiental no espaço escolar considerando a sua inserção nos projetos políticos pedagógicos, bem como sua efetividade no cotidiano da prática dos docentes. Por meio de análise documental e entrevistas nos apropriamos de informações que nos permitiram uma leitura da temática nos aproximando da realidade pesquisada. De modo geral centramos nossa análise na percepção dos professores sobre a inserção da educação ambiental no projeto pedagógico da escola, no planejamento do próprio professor e na importância e efetividade atribuída a esta temática na prática cotidiana das escolas pesquisadas. Em suma, nossa pesquisa buscou verificar se os professores avançam em suas práticas, abordando a Educação Ambiental em suas aulas e como se efetivam essas abordagens. Os professores entrevistados são identificados como P1, P2, P3 e assim por diante totalizando sete entrevistas. Os resultados demonstram que ainda é muito restrita a importância atribuída a educação ambiental nos projetos pedagógicos e de pouco conhecimento por parte do corpo docente. Isso não impossibilita a existência de práticas de educação ambiental, embora ocorram de forma pontual e desconectados de um projeto maior de educação e ensino