Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA EM BUSCA DE UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: DOCÊNCIA, ESTÁGIO, INTERDISCIPLINARIDADE Pôster (PO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20728
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3187
    "inscrito_id" => 13224
    "titulo" => "DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA EM BUSCA DE UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "Em que consiste a interdisciplinaridade? Como fazer o ensino e a aprendizagem de modo interdisciplinar? Para Fazenda (1994) não é possível conceituar interdisciplinaridade, pois esta se constitui em uma ação, ou seja, na prática. Semelhante a uma orquestra, a prática interdisciplinar busca integrar os saberes. Nesse sentido, Morin (2003) critica a fragmentação do conhecimento – neste caso em específico, em disciplinas. Calcado nestes princípios, este estudo relata uma experiência de iniciação à docência desenvolvida durante o estágio supervisionado nas séries iniciais, em uma turma de primeiro ano, de uma escola da rede pública de ensino, no município de Sobral. Tal estágio pertence ao sétimo período da matriz curricular do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Articulado a este componente curricular, o Seminário de Práticas Interdisciplinares nas Séries Iniciais proporciona a elaboração de um projeto pedagógico a ser aplicado no estágio. Portanto, o objetivo principal deste trabalho é descrever e discutir as atividades realizadas durante o estágio. Para tanto, a metodologia divide-se em dois momentos: o primeiro: apresentação do projeto pedagógico; e o segundo: análise sobre o projeto pedagógico. Obtivemos alguns resultados positivos. O principal foi conceber uma experiência que ensaia uma prática interdisciplinar nas séries iniciais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, ESTÁGIO, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID13224_18082016135145.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DUNGA CAMILO MOURA"
    "autor_nome_curto" => "DUNGA"
    "autor_email" => "dunga.camilo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA)."
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20728
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3187
    "inscrito_id" => 13224
    "titulo" => "DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA EM BUSCA DE UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "Em que consiste a interdisciplinaridade? Como fazer o ensino e a aprendizagem de modo interdisciplinar? Para Fazenda (1994) não é possível conceituar interdisciplinaridade, pois esta se constitui em uma ação, ou seja, na prática. Semelhante a uma orquestra, a prática interdisciplinar busca integrar os saberes. Nesse sentido, Morin (2003) critica a fragmentação do conhecimento – neste caso em específico, em disciplinas. Calcado nestes princípios, este estudo relata uma experiência de iniciação à docência desenvolvida durante o estágio supervisionado nas séries iniciais, em uma turma de primeiro ano, de uma escola da rede pública de ensino, no município de Sobral. Tal estágio pertence ao sétimo período da matriz curricular do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Articulado a este componente curricular, o Seminário de Práticas Interdisciplinares nas Séries Iniciais proporciona a elaboração de um projeto pedagógico a ser aplicado no estágio. Portanto, o objetivo principal deste trabalho é descrever e discutir as atividades realizadas durante o estágio. Para tanto, a metodologia divide-se em dois momentos: o primeiro: apresentação do projeto pedagógico; e o segundo: análise sobre o projeto pedagógico. Obtivemos alguns resultados positivos. O principal foi conceber uma experiência que ensaia uma prática interdisciplinar nas séries iniciais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, ESTÁGIO, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID13224_18082016135145.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DUNGA CAMILO MOURA"
    "autor_nome_curto" => "DUNGA"
    "autor_email" => "dunga.camilo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA)."
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Em que consiste a interdisciplinaridade? Como fazer o ensino e a aprendizagem de modo interdisciplinar? Para Fazenda (1994) não é possível conceituar interdisciplinaridade, pois esta se constitui em uma ação, ou seja, na prática. Semelhante a uma orquestra, a prática interdisciplinar busca integrar os saberes. Nesse sentido, Morin (2003) critica a fragmentação do conhecimento – neste caso em específico, em disciplinas. Calcado nestes princípios, este estudo relata uma experiência de iniciação à docência desenvolvida durante o estágio supervisionado nas séries iniciais, em uma turma de primeiro ano, de uma escola da rede pública de ensino, no município de Sobral. Tal estágio pertence ao sétimo período da matriz curricular do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Articulado a este componente curricular, o Seminário de Práticas Interdisciplinares nas Séries Iniciais proporciona a elaboração de um projeto pedagógico a ser aplicado no estágio. Portanto, o objetivo principal deste trabalho é descrever e discutir as atividades realizadas durante o estágio. Para tanto, a metodologia divide-se em dois momentos: o primeiro: apresentação do projeto pedagógico; e o segundo: análise sobre o projeto pedagógico. Obtivemos alguns resultados positivos. O principal foi conceber uma experiência que ensaia uma prática interdisciplinar nas séries iniciais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.