O ensino de Biologia é, em geral, tradicionalmente centralizado em conteúdos extensos e muitas vezes complexos, onde há a necessidade expressiva da memorização de conceitos e nomes científicos. Neste sentido, o uso de atividades lúdicas, como um jogo didático, se torna interessante como um recurso para subsidiar e apoiar o professor de Biologia no ensino dos conteúdos. Uma vez que, o jogo pode atuar como uma ótima estratégia de ensino para os educadores, assim como um rico instrumento para a construção do conhecimento em todos os níveis. Neste trabalho foi elaborado um Jogo Didático intitulado “Corrida Evolutiva”, que objetiva ser um instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Evolução Biológica. Para a construção do jogo optou-se primeiramente pela aplicação de um teste para identificar as concepções e dificuldades dos alunos sobre o tema e em seguida construiu-se o jogo, baseando-se nos princípios de jogos cooperativos e de tabuleiro no ensino. O jogo didático “Corrida Evolutiva” é um jogo de tabuleiro que possui como itens principais: cartões com perguntas baseados nos conteúdos estudados, dados, figuras que representam cada equipe e fichas contendo o significado de cada símbolo presente no tabuleiro. O jogo didático desenvolvido serve como ferramenta pedagógica auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem devido às suas características lúdicas que motivam os alunos e despertam o seu interesse em participar da aula. Para que sua intervenção seja positiva, é necessário empenho e seriedade na sua aplicação e na criação de um ambiente favorável que una o lúdico ao aprendizado.