Este trabalho visa elucidar a importância da formação dos professores indígenas para a melhoria da sua prática pedagógica dentro do ensino formal. O estudo é de cunho qualitativo e foi realizado em duas etapas: primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental (Leis, Resoluções e o Projeto Político do Curso) e, em seguida procedeu-se à análise das entrevistas concedidas por três professores indígenas das etnias Parintintim e Tenharim. Buscou-se captar os significados e a importância do curso de licenciatura intercultural na prática pedagógica e na formação para os professores entrevistados, além de instigar acerca das contribuições que esta lhes favoreceu na vida profissional. Para que a educação escolar indígena seja diferenciada e que contribua com a formação dos alunos indígenas é importante a formação de professores indígenas oriundos de suas próprias comunidades como forma de fortalecer sua cultura e garantir que sejam cumpridos os artigos que contemplam o direito a uma educação diferenciada aos povos indígenas, previstos na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, entre outros documentos oficiais. O curso oferecido pela Universidade Estadual do Amazonas proporcionou novos horizontes e saberes aos professores indígenas, além do maior respeito pela comunidade onde vivem, que agora os reconhecem como professores preparados para atuação e fortalecimento do ensino dentro da aldeia, desenvolvendo um trabalho criativo e rico em situações diferenciadas, vencendo os desafios do contexto no qual se localizam as escolas colocando em prática seu trabalho pedagógico diferenciado com novas aptidões.