Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BASES LINGUÍSTICAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES DE LIBRAS PARA ALUNOS SURDOS

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES DE LÍNGUA(GEM), SELEÇÃO PARA PROFESSOR DE LIBRAS, CANDIDATO SURDO Comunicação Oral (CO) Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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      Autora: Maria Gorete de Medeiros\r\n
      Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, goretedidatica01@gmail.com \r\n
      Co-autores: \r\n
      Kledson de Albuquerque Alves\r\n
        Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI- PB, kledson.bear@gmail.com \r\n
      Eliane Maria de Menezes Maciel\r\n
      Universidade Federal da Paraíba – UFPB, helipb@gmail.com \r\n
      Maria do Socorro Leal Cabral \r\n
      Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Audiocomunicação- EDAC, mscoca@ig.com.br \r\n
      Jeanne Maria Oliveira Mangueira\r\n
      Escolas da Rede Municipal de Sousa, jeanne_13cz@hotmail.com   \r\n
      Resumo: Mesmo quando o objeto de avaliação é o conhecimento específico à língua de sinais, as provas escritas de concurso para professor de Libras costumam ser elaboradas desconsiderando que os surdos leem e escrevem em português sob o recurso de interlíngua; também que a utilização de classes gramaticais inexistentes na Libras lhes dificultam o entendimento do sentido. Na aplicação da prova objetiva escrita, há predomínio de pelo menos uma das três concepções de língua(gem): como representação do pensamento, como instrumento de comunicação e como processo de interação. Analisando a recente experiência de concurso, para professor de Libras, vivenciada pelo coautor surdo deste trabalho, identificamos a aplicação de duas dessas bases linguísticas, que costumam ser seguidas na elaboração da prova escrita de conhecimentos específicos a Libras; discutimos o caráter das influências dessas tendências no resultado do processo seletivo, mas para candidatos surdos. Concluímos que o processo seletivo para professor de Libras precisa ser repensado quanto à elaboração das alternativas das provas cujas temáticas não sejam a língua portuguesa, pois, para comprovar a firmeza de escolha do candidato, estão sendo utilizados recursos linguísticos que para os surdos provocam resultados diferentes, gerando confusão de sentidos e induzindo-os a errar e a chutar a resposta. A importância deste trabalho consiste em oferecer esclarecimentos aos elaboradores de provas, incentivar a formação de movimentos surdos de reivindicações afins, bem como estimular pessoas interessadas a desenvolver expressivos trabalhos acadêmicos a respeito da questão. \r\n
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      Resumo: Mesmo quando o objeto de avaliação é o conhecimento específico à língua de sinais, as provas escritas de concurso para professor de Libras costumam ser elaboradas desconsiderando que os surdos leem e escrevem em português sob o recurso de interlíngua; também que a utilização de classes gramaticais inexistentes na Libras lhes dificultam o entendimento do sentido. Na aplicação da prova objetiva escrita, há predomínio de pelo menos uma das três concepções de língua(gem): como representação do pensamento, como instrumento de comunicação e como processo de interação. Analisando a recente experiência de concurso, para professor de Libras, vivenciada pelo coautor surdo deste trabalho, identificamos a aplicação de duas dessas bases linguísticas, que costumam ser seguidas na elaboração da prova escrita de conhecimentos específicos a Libras; discutimos o caráter das influências dessas tendências no resultado do processo seletivo, mas para candidatos surdos. Concluímos que o processo seletivo para professor de Libras precisa ser repensado quanto à elaboração das alternativas das provas cujas temáticas não sejam a língua portuguesa, pois, para comprovar a firmeza de escolha do candidato, estão sendo utilizados recursos linguísticos que para os surdos provocam resultados diferentes, gerando confusão de sentidos e induzindo-os a errar e a chutar a resposta. A importância deste trabalho consiste em oferecer esclarecimentos aos elaboradores de provas, incentivar a formação de movimentos surdos de reivindicações afins, bem como estimular pessoas interessadas a desenvolver expressivos trabalhos acadêmicos a respeito da questão. \r\n
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Autora: Maria Gorete de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, goretedidatica01@gmail.com Co-autores: Kledson de Albuquerque Alves Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI- PB, kledson.bear@gmail.com Eliane Maria de Menezes Maciel Universidade Federal da Paraíba – UFPB, helipb@gmail.com Maria do Socorro Leal Cabral Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Audiocomunicação- EDAC, mscoca@ig.com.br Jeanne Maria Oliveira Mangueira Escolas da Rede Municipal de Sousa, jeanne_13cz@hotmail.com Resumo: Mesmo quando o objeto de avaliação é o conhecimento específico à língua de sinais, as provas escritas de concurso para professor de Libras costumam ser elaboradas desconsiderando que os surdos leem e escrevem em português sob o recurso de interlíngua; também que a utilização de classes gramaticais inexistentes na Libras lhes dificultam o entendimento do sentido. Na aplicação da prova objetiva escrita, há predomínio de pelo menos uma das três concepções de língua(gem): como representação do pensamento, como instrumento de comunicação e como processo de interação. Analisando a recente experiência de concurso, para professor de Libras, vivenciada pelo coautor surdo deste trabalho, identificamos a aplicação de duas dessas bases linguísticas, que costumam ser seguidas na elaboração da prova escrita de conhecimentos específicos a Libras; discutimos o caráter das influências dessas tendências no resultado do processo seletivo, mas para candidatos surdos. Concluímos que o processo seletivo para professor de Libras precisa ser repensado quanto à elaboração das alternativas das provas cujas temáticas não sejam a língua portuguesa, pois, para comprovar a firmeza de escolha do candidato, estão sendo utilizados recursos linguísticos que para os surdos provocam resultados diferentes, gerando confusão de sentidos e induzindo-os a errar e a chutar a resposta. A importância deste trabalho consiste em oferecer esclarecimentos aos elaboradores de provas, incentivar a formação de movimentos surdos de reivindicações afins, bem como estimular pessoas interessadas a desenvolver expressivos trabalhos acadêmicos a respeito da questão.  

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