Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UEPB NO PROAFE – PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO E AO ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB

Palavra-chaves: PRÁTICA, TEORIA, CAPACITAÇÃO Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20390
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 661
    "inscrito_id" => 1786
    "titulo" => "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UEPB NO PROAFE – PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO E AO ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB"
    "resumo" => """
      O PROAFE - Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande – PB, surgiu da necessidade de integrar os processos de formação docente e de capacitação de nossos professores para o ensino das ciências naturais da rede pública municipal, considerada a realidade em que as estratégias didático-pedagógicas não conseguem aproximar a realidade das nossas crianças e dos recursos didáticos que os professores dispõem para realização de suas aulas. Partindo desta premissa os monitores, estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, desenvolveram um trabalho de implementação de uma metodologia com aulas experimentas visando estimular a aprendizagem de estudantes do 6º ano da rede municipal de ensino de Campina grande – PB, visto que a estratégia utilizada é predominantemente caracterizada por abordagens teóricas.\r\n
      Na perspectiva dos licenciandos em Ciências Biológicas as abordagens práticas utilizadas através do PROAFE trazem um modelo que une a teoria à prática melhorando assim o aprendizado e assimilação dos conteúdos ministrados aos estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande – PB. Percebe-se que é notório que apenas teoria não é o suficiente para o melhor aprendizado e o PROAFE teve essa missão de melhorar o aprendizado dos estudantes do 6º ano da rede municipal de ensino preparar melhor os licenciandos, pois já adquiri-se experiência para trabalhar a teoria e assim mostrá-la também de forma prática.\r\n
      O Programa dispõe deste aprimoramento de ensino-apendizagem, onde ao mesmo tempo em que o licenciando repassa seus conhecimentos aos alunos da rede municipal ele adquire experiência para trabalhar com suas turmas uma que vez que ao concluir a graduação irá se tornar um professor, e também este conhecimento adquirido pelos alunos do 6º ano os transforma em cidadãos críticos que visualizam a ciência em todo lugar.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA, TEORIA, CAPACITAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID1786_06082016195530.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE RAFAEL GOUVEIA"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE GOUVEIA"
    "autor_email" => "felipergouveia21@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20390
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 661
    "inscrito_id" => 1786
    "titulo" => "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UEPB NO PROAFE – PROGRAMA DE APOIO À FORMAÇÃO E AO ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB"
    "resumo" => """
      O PROAFE - Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande – PB, surgiu da necessidade de integrar os processos de formação docente e de capacitação de nossos professores para o ensino das ciências naturais da rede pública municipal, considerada a realidade em que as estratégias didático-pedagógicas não conseguem aproximar a realidade das nossas crianças e dos recursos didáticos que os professores dispõem para realização de suas aulas. Partindo desta premissa os monitores, estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, desenvolveram um trabalho de implementação de uma metodologia com aulas experimentas visando estimular a aprendizagem de estudantes do 6º ano da rede municipal de ensino de Campina grande – PB, visto que a estratégia utilizada é predominantemente caracterizada por abordagens teóricas.\r\n
      Na perspectiva dos licenciandos em Ciências Biológicas as abordagens práticas utilizadas através do PROAFE trazem um modelo que une a teoria à prática melhorando assim o aprendizado e assimilação dos conteúdos ministrados aos estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande – PB. Percebe-se que é notório que apenas teoria não é o suficiente para o melhor aprendizado e o PROAFE teve essa missão de melhorar o aprendizado dos estudantes do 6º ano da rede municipal de ensino preparar melhor os licenciandos, pois já adquiri-se experiência para trabalhar a teoria e assim mostrá-la também de forma prática.\r\n
      O Programa dispõe deste aprimoramento de ensino-apendizagem, onde ao mesmo tempo em que o licenciando repassa seus conhecimentos aos alunos da rede municipal ele adquire experiência para trabalhar com suas turmas uma que vez que ao concluir a graduação irá se tornar um professor, e também este conhecimento adquirido pelos alunos do 6º ano os transforma em cidadãos críticos que visualizam a ciência em todo lugar.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA, TEORIA, CAPACITAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID1786_06082016195530.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE RAFAEL GOUVEIA"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE GOUVEIA"
    "autor_email" => "felipergouveia21@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O PROAFE - Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande – PB, surgiu da necessidade de integrar os processos de formação docente e de capacitação de nossos professores para o ensino das ciências naturais da rede pública municipal, considerada a realidade em que as estratégias didático-pedagógicas não conseguem aproximar a realidade das nossas crianças e dos recursos didáticos que os professores dispõem para realização de suas aulas. Partindo desta premissa os monitores, estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, desenvolveram um trabalho de implementação de uma metodologia com aulas experimentas visando estimular a aprendizagem de estudantes do 6º ano da rede municipal de ensino de Campina grande – PB, visto que a estratégia utilizada é predominantemente caracterizada por abordagens teóricas. Na perspectiva dos licenciandos em Ciências Biológicas as abordagens práticas utilizadas através do PROAFE trazem um modelo que une a teoria à prática melhorando assim o aprendizado e assimilação dos conteúdos ministrados aos estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande – PB. Percebe-se que é notório que apenas teoria não é o suficiente para o melhor aprendizado e o PROAFE teve essa missão de melhorar o aprendizado dos estudantes do 6º ano da rede municipal de ensino preparar melhor os licenciandos, pois já adquiri-se experiência para trabalhar a teoria e assim mostrá-la também de forma prática. O Programa dispõe deste aprimoramento de ensino-apendizagem, onde ao mesmo tempo em que o licenciando repassa seus conhecimentos aos alunos da rede municipal ele adquire experiência para trabalhar com suas turmas uma que vez que ao concluir a graduação irá se tornar um professor, e também este conhecimento adquirido pelos alunos do 6º ano os transforma em cidadãos críticos que visualizam a ciência em todo lugar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.