Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: INCIDÊNCIA ENTRE ESTUDANTES MULHERES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL

Palavra-chaves: EJA, EVASÃO, GÊNERO Comunicação Oral (CO) Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21019
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1837
    "inscrito_id" => 1382
    "titulo" => "EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: INCIDÊNCIA ENTRE ESTUDANTES MULHERES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL"
    "resumo" => "A educação de jovens e adultos, doravante EJA, é instituída como uma modalidade da educação básica, que visa à preparação do aluno, que por algum motivo não pode estudar no período regular, possibilitando-o ou a entrada pela primeira vez na escola ou a continuidade nos estudos. O problema da evasão escolar é umas das grandes preocupações no âmbito escolar. Ao perceber os alunos sem motivação para os estudos ou com atrasos em sua aprendizagem a escola tem se esforçado em vão, pois não tem conseguido garantir a permanência dos mesmos nos estudos, pelo contrário muitos evadem. Assim sendo, este trabalho pretende investigar os motivos que levaram alunas da educação de jovens e adultos de uma escola estadual localizada em Campina Grande, Paraíba à evasão escolar, quando elas estudavam no ensino regular, assim como: descobrir quais os motivos que levam as alunas a optarem por estudar na EJA; verificar em quais faixas etárias acontece mais a evasão escolar das alunas; constatar  em qual perfil sócio econômico ocorre maior evasão escolar; descobrir o que as levou a EJA e se pretendem continuar nos estudos; levantar alternativas didático-pedagógicas a fim de combater a evasão escolar dessas alunas na EJA; e analisar se as práticas metodológicas do professor contribuem para o estímulo ao abandono escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EJA, EVASÃO, GÊNERO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID1382_15082016153539.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILBERTO IVENS DE ARAÚTO TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "GILBERTO IVENS"
    "autor_email" => "ivens_gilberto@yahoo.com."
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21019
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1837
    "inscrito_id" => 1382
    "titulo" => "EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: INCIDÊNCIA ENTRE ESTUDANTES MULHERES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL"
    "resumo" => "A educação de jovens e adultos, doravante EJA, é instituída como uma modalidade da educação básica, que visa à preparação do aluno, que por algum motivo não pode estudar no período regular, possibilitando-o ou a entrada pela primeira vez na escola ou a continuidade nos estudos. O problema da evasão escolar é umas das grandes preocupações no âmbito escolar. Ao perceber os alunos sem motivação para os estudos ou com atrasos em sua aprendizagem a escola tem se esforçado em vão, pois não tem conseguido garantir a permanência dos mesmos nos estudos, pelo contrário muitos evadem. Assim sendo, este trabalho pretende investigar os motivos que levaram alunas da educação de jovens e adultos de uma escola estadual localizada em Campina Grande, Paraíba à evasão escolar, quando elas estudavam no ensino regular, assim como: descobrir quais os motivos que levam as alunas a optarem por estudar na EJA; verificar em quais faixas etárias acontece mais a evasão escolar das alunas; constatar  em qual perfil sócio econômico ocorre maior evasão escolar; descobrir o que as levou a EJA e se pretendem continuar nos estudos; levantar alternativas didático-pedagógicas a fim de combater a evasão escolar dessas alunas na EJA; e analisar se as práticas metodológicas do professor contribuem para o estímulo ao abandono escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EJA, EVASÃO, GÊNERO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID1382_15082016153539.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILBERTO IVENS DE ARAÚTO TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "GILBERTO IVENS"
    "autor_email" => "ivens_gilberto@yahoo.com."
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A educação de jovens e adultos, doravante EJA, é instituída como uma modalidade da educação básica, que visa à preparação do aluno, que por algum motivo não pode estudar no período regular, possibilitando-o ou a entrada pela primeira vez na escola ou a continuidade nos estudos. O problema da evasão escolar é umas das grandes preocupações no âmbito escolar. Ao perceber os alunos sem motivação para os estudos ou com atrasos em sua aprendizagem a escola tem se esforçado em vão, pois não tem conseguido garantir a permanência dos mesmos nos estudos, pelo contrário muitos evadem. Assim sendo, este trabalho pretende investigar os motivos que levaram alunas da educação de jovens e adultos de uma escola estadual localizada em Campina Grande, Paraíba à evasão escolar, quando elas estudavam no ensino regular, assim como: descobrir quais os motivos que levam as alunas a optarem por estudar na EJA; verificar em quais faixas etárias acontece mais a evasão escolar das alunas; constatar em qual perfil sócio econômico ocorre maior evasão escolar; descobrir o que as levou a EJA e se pretendem continuar nos estudos; levantar alternativas didático-pedagógicas a fim de combater a evasão escolar dessas alunas na EJA; e analisar se as práticas metodológicas do professor contribuem para o estímulo ao abandono escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.