Este trabalho faz parte de uma das ações do PIBID/IFMT subprojeto Ciências da Natureza e foi realizada uma intervenção na disciplina de Química, com o cunho de desenvolver uma aula diferenciada sobre transformações químicas. Nesse sentido, os objetivos foram: a) observar a eficácia de uma aula diferente. b) buscar a reflexão dos bolsistas em relação teoria-pratica em uma intervenção. c) fomentar a importância da preservação ambiental em relação ao uso excessivo de plásticos, metais e outros elaborados a partir das transformações químicas. A ideia foi trazer um pouco do cotidiano do aluno para a sala de aula, onde, foi aplicado um questionário antes e outro depois da intervenção para verificação do conhecimento prévio dos estudantes. Nesse contexto, foram trabalhados os conceitos e atividades práticas sobre o conteúdo, de forma a contribuir para uma aprendizagem significativa. Desenvolvida com experimentos facilitadores da aprendizagem, visando sempre a sensibilização dos estudantes para a preservação ambiental. Dessa maneira, foi alcançado um resultado satisfatório, pois, os estudantes demonstraram maior interesse quando se propôs uma atividade diversificada. Além disso, os bolsistas conseguiram realizar uma reflexão sobre como realizar uma intervenção, onde a teoria e a pratica andam juntas. Ainda, provocou a preocupação perante a utilização em excesso de materiais como plástico, alumínio e outros conseguidos através das transformações químicas. Assim, percebeu-se a partir das respostas do segundo questionário aplicado ao final da intervenção que ajudou significativamente na aprendizagem dos educandos, pois, foram mais corretas que as do primeiro, mostrando que sair da zona de conforto se torna mais produtivo.