O presente estudo é resultado de uma ação educativa desenvolvida nas escolas municipais de Juarez Távora desde as creches até o fundamental II. Com o objetivo de desenvolver práticas de Leitura e escrita nas escolas o Circuito Literário veio oportunizar um trabalho diferenciado quanto ao desenvolvimento das múltiplas linguagens que os alunos (as) possuem de forma que as ferramentas básicas do ler e escrever fossem disseminados na escola através da atuação dos docentes na sala de aula. Assim, o Projeto Circuito Literário: um passaporte para o mundo da imaginação tem por objetivo maior: incentivar as práticas de leitura nas Escolas Municipais do Município de Juarez Távora, tornando-as um hábito diário tendo o envolvimento de toda a comunidade escolar (corpo docente, discente, gestores, equipe técnica, funcionários, pais, alunos) que foi de fundamental importância para que o projeto alcançasse êxito. Enfim, este circuito literário trouxe uma grande contribuição para educação de Juarez Távora despertando talentos, aprendizagens desenvolvimento dos alunos, contribuindo com sua autoestima, imagem, comportamento fortalecendo o sentimento de pertencimento que são capazes de construir sua própria história de leitores e produtores de conhecimentos.