LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: ANÁLISE DA CATEGORIA DIVERSIDADE CUTURAL
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19607 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1323 "inscrito_id" => 3410 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: ANÁLISE DA CATEGORIA DIVERSIDADE CUTURAL" "resumo" => "A presente comunicação é fruto de uma pesquisa concluída de Iniciação Científica- PIBIC/CNPq, que resultou em um trabalho de conclusão de curso apresentado a Universidade Estadual da Paraíba, tendo como tema: "A Imagem do Negro Frente ao Livro Didático de História: Uma Análise da Coleção Aprender Juntos”. Desse modo, objetivamos apresentar os resultados da pesquisa a partir de uma das categorias elencadas, a qual se nomeou: Diversidade Cultural. Também buscaremos apresentar como a imagem do negro e os conteúdos referentes à temática afrobrasileira e africana estão sendo representados/abordados nos livros didáticos de história do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental da Coleção Aprender Juntos (2013), haja vista a menção de que a referida coleção é uma das mais adotadas pelas Escolas Municipais da cidade de Campina Grande-PB. A metodologia do referido trabalho é de natureza qualitativa e descritiva, utilizando-se da análise de conteúdo para sistematização dos resultados obtidos. Adotamos como aporte teórico o estudo de autores como: Silva (2010), Choppin (2004), Bittencourt (2011), dentre outros. Através das análises realizadas constatamos que a coleção em tela presenta inúmeros avanços quanto ao cumprimento da Lei 10.639/2003 nos livros didáticos de história. Possibilitando a compreensão do educando acerca da diversidade cultural e etnicorracial de forma valorativa, fazendo abordagens e questionamentos pertinentes sobre as imagens e conteúdos que nele estão sendo abordados. Assim, percebemos que embora o processo se dê de maneira lenta aos poucos já estamos conseguindo obter êxito quanto à inserção da temática nos livros didáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA, DIVERSIDADE CULTURAL, TEMÁTICA AFROBRASILEIRA E AFRICANA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID3410_14082016183601.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HAYANA CRISLAYNE BENEVIDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HAYANA" "autor_email" => "hayana_benevides@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19607 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1323 "inscrito_id" => 3410 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: ANÁLISE DA CATEGORIA DIVERSIDADE CUTURAL" "resumo" => "A presente comunicação é fruto de uma pesquisa concluída de Iniciação Científica- PIBIC/CNPq, que resultou em um trabalho de conclusão de curso apresentado a Universidade Estadual da Paraíba, tendo como tema: "A Imagem do Negro Frente ao Livro Didático de História: Uma Análise da Coleção Aprender Juntos”. Desse modo, objetivamos apresentar os resultados da pesquisa a partir de uma das categorias elencadas, a qual se nomeou: Diversidade Cultural. Também buscaremos apresentar como a imagem do negro e os conteúdos referentes à temática afrobrasileira e africana estão sendo representados/abordados nos livros didáticos de história do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental da Coleção Aprender Juntos (2013), haja vista a menção de que a referida coleção é uma das mais adotadas pelas Escolas Municipais da cidade de Campina Grande-PB. A metodologia do referido trabalho é de natureza qualitativa e descritiva, utilizando-se da análise de conteúdo para sistematização dos resultados obtidos. Adotamos como aporte teórico o estudo de autores como: Silva (2010), Choppin (2004), Bittencourt (2011), dentre outros. Através das análises realizadas constatamos que a coleção em tela presenta inúmeros avanços quanto ao cumprimento da Lei 10.639/2003 nos livros didáticos de história. Possibilitando a compreensão do educando acerca da diversidade cultural e etnicorracial de forma valorativa, fazendo abordagens e questionamentos pertinentes sobre as imagens e conteúdos que nele estão sendo abordados. Assim, percebemos que embora o processo se dê de maneira lenta aos poucos já estamos conseguindo obter êxito quanto à inserção da temática nos livros didáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA, DIVERSIDADE CULTURAL, TEMÁTICA AFROBRASILEIRA E AFRICANA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID3410_14082016183601.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HAYANA CRISLAYNE BENEVIDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HAYANA" "autor_email" => "hayana_benevides@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }