A presente comunicação é fruto de uma pesquisa concluída de Iniciação Científica- PIBIC/CNPq, que resultou em um trabalho de conclusão de curso apresentado a Universidade Estadual da Paraíba, tendo como tema: "A Imagem do Negro Frente ao Livro Didático de História: Uma Análise da Coleção Aprender Juntos”. Desse modo, objetivamos apresentar os resultados da pesquisa a partir de uma das categorias elencadas, a qual se nomeou: Diversidade Cultural. Também buscaremos apresentar como a imagem do negro e os conteúdos referentes à temática afrobrasileira e africana estão sendo representados/abordados nos livros didáticos de história do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental da Coleção Aprender Juntos (2013), haja vista a menção de que a referida coleção é uma das mais adotadas pelas Escolas Municipais da cidade de Campina Grande-PB. A metodologia do referido trabalho é de natureza qualitativa e descritiva, utilizando-se da análise de conteúdo para sistematização dos resultados obtidos. Adotamos como aporte teórico o estudo de autores como: Silva (2010), Choppin (2004), Bittencourt (2011), dentre outros. Através das análises realizadas constatamos que a coleção em tela presenta inúmeros avanços quanto ao cumprimento da Lei 10.639/2003 nos livros didáticos de história. Possibilitando a compreensão do educando acerca da diversidade cultural e etnicorracial de forma valorativa, fazendo abordagens e questionamentos pertinentes sobre as imagens e conteúdos que nele estão sendo abordados. Assim, percebemos que embora o processo se dê de maneira lenta aos poucos já estamos conseguindo obter êxito quanto à inserção da temática nos livros didáticos.