Esta pesquisa tem como objetivo discutir a importância de se desenvolver no trabalho pedagógico, um currículo dialógico, capaz de lidar com as resoluções de conflitos, e ao mesmo tempo, propor uma aprendizagem dialógica, significativa, buscando compreender um processo em que experiência e educação se entrelaçam de modo crítico, partindo da realidade para a ação e reflexão dos sujeitos no e com o mundo. Na perspectiva dialógica o currículo não está vinculado ao que os alunos sabem ou não sabem, mas aponta para os resultados que se quer alcançar para todos. As discussões relacionadas a aprendizagem dialógica que se propõe, estarão alicerçadas no referencial e estudos de Jürgen Habermas (2012), trazendo a emancipação, a interação mediada pelo diálogo, e Freire com o diálogo, o tempo, hierarquização nas decisões e o currículo. As discussões sobre currículo serão feitas com os seguintes autores: Lopes e Macedo (2011) e Macedo (2006), e Moreira (2001). As questões que permearão a pesquisa são: Numa perspectiva dialógica, o currículo dialógico se preocupa de que modo com a realidade dos alunos? Como se ensinar nessa perspectiva dialógica? É possível romper com as ideias tradicionais de currículo? É uma pesquisa bibliográfica, que apresentará discussões que garantam responder a esses questionamentos, demonstrando desse modo, a importância desse diálogo.