Percebe-se que os alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental apresentam dificuldades na resolução de situações problema envolvendo operações com dinheiro, principalmente na subtração. O presente artigo é resultado de um projeto de trabalho pautado na reflexão sobre a necessidade de utilizar novas estratégias de ensino para melhorar a prática no fazer pedagógico e, por consequência elevar a aprendizagem dos alunos. O objetivo foi utilizar o Sistema Monetário para compreensão da operação de subtração e identificar as dificuldades apresentadas, na resolução de situações problemas, uma vez que essa área do saber está vinculada as vivências do cotidiano. Apresenta-se neste estudo, uma experiência realizada em sala de aula, com crianças de oito anos, em uma turma do 3º Ano, numa Escola Municipal de Tibau do Sul – RN. Para tanto, utilizou-se como ferramentas: dinâmica, roda de conversa, aplicação de atividades, visita ao supermercado, momentos de observação, que se constituíram de coleta para o estudo e material concreto por ser uma ferramenta importante para a construção do conhecimento lógico-matemático. O referido documento encontra-se embasado nas concepções de Libânio, Dante, Brasil e outros teóricos que contribuíram para a internalização de novos conhecimentos. Como resultado, evidenciaram que cada aluno possui um ritmo de aprendizagem, atividades relacionadas ao convívio dos alunos contribui para a aquisição do conhecimento e desenvolvimento intelectual e o papel do é propiciar atividades que despertem e estimule a curiosidade do alunado. Portanto, pressupõe-se que o contexto apresentado poderá contribuir para o aperfeiçoamento do fazer pedagógico em relação ao ato de ensinar e aprender matemática.